terça-feira, 27 de maio de 2014

RJ: Retiro anual dos professores e funcionários da Escola Pio XII

Na manhã de sábado do dia 24 de maio de 2014, foi realizado o Retiro Anual dos Professores e Funcionários da Escola Pio XII. O tema que perpassou os momentos de oração, de partilha e de reflexão foi o AMOR DE DEUS PELA HUMANIDADE. Coube ao professor Marcelo Muzi a incumbência de conduzir o Retiro. 

O Retiro foi iniciado com um momento profundo de oração. Todos os participantes aproveitaram este momento para rezar, cantar e partilhar a Palavra de Deus. O momento mais comovente desta oração consistiu no testemunho de vida dado por cada participante. Foram testemunhos marcados por uma contagiante sinceridade, emoção e prantos. O texto bíblico que iluminou a Oração Inicial foi a passagem de 1 Jo 4, 7-21, em que o cristão é exortado a revelar o seu amor a Deus e ao próximo.
O retiro seguiu adiante com uma palestra proferida pelo professor Marcelo, tendo como objetivo evidenciar o quanto a temática do Amor de Deus por nós é altamente recorrente, tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Após o lanche os participantes se reuniram na Capela para uma pequena preparação para o Deserto, ou seja, um momento de reflexão interior, de meditação e de oração. Todos aproveitaram as dependências da Escola para realizar seu Deserto da maneira mais profunda possível.

Já na parte final do Retiro, todos acompanharam com muita atenção um trecho de uma palestra feita pelo teólogo Leonardo Boff, refletindo a importância da ética do cuidado e da solidariedade como forma de construção de uma sociedade mais humanizada.

O retiro foi encerrado com a leitura do texto de 1 Cor 13, “ ainda que eu falasse as línguas do homens e dos anjos, se não tiver caridade...”.

 


Saiba Mais: 

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ
Site: www.escolapioxii.g12.br
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário