quinta-feira, 15 de maio de 2014

Irmãs participam de encontro nacional da CRB: Intercongregacionalidade e Profecia


De 1º a 4 de maio de 2014,  em Brasília, as Irmãs do ICM Erena Bernardi, Eurides Alves de Oliveira e Palmira Miranda, participaram do Seminário sobre “Intercongregacionalidade e atuação Profético Missionária da Vida Religiosa”, promovido pela CRB Nacional.

O seminário teve com  objetivo: aprofundar e partilhar as experiências missionárias feitas a partir de projetos intercongregacionais. Os  Assessores e assessoras ajudaram na reflexão de temas iluminativos, como a Aliança na perspectiva Bíblica, a dimensão profética da intercongregacionalidade e a mesma  como  comunidade de missão. 

Participaram  mais de 60 Congregações aprofundando o tema como uma interpelação à profecia e a fidelidade da Vida Religiosa Consagrada à Aliança de Deus com o seu povo. Alianças intercongregacionais  feitas em vista da missão, desafios e perspectivas, para unir forças na construção do Reino de Deus. 

A reflexão e experiências compartilhadas atestaram que:
“Intercongregacionalidade é mais que parceria; é aliança; é compartilhamento de carismas,  recursos, de capacidades em vista de um projeto missionário”.

“A Intrecongregacionalidade não busca, em primeiro lugar, eficácia e eficiência (como as empresas), ainda que se reconheça a força do trabalho conjunto de Congregações. Também não acontece pela redução numérica dos/as Religiosos/as como tática de sobrevivência. É para a missão; é em função da vida, da vida mais plena. A missão feita em conjunto une e enriquece as pessoas, as Congregações e promove a vida do povo”

“A Intercongregacionalidade acontece onde há mais necessidade e menos pessoas para o serviço á serviço dos empobrecidos/as. Os principais interlocutores das experiências intercongregacionais  partilhadas são as comunidades  indígenas, de periferia urbana, assentados do MST, quilombolas, mulheres, juventudes e crianças...”

“Uma Vida Comunitária Intercongregacional é sem dúvida um sinal eloquente da aliança entre as congregações, no entanto tem exigências relacionadas às relações, a vivencia da espiritualidade e da missão. Requer, portanto, pessoas “minimamente resolvidas” com certo grau de maturidade, capazes de diálogo, de acolhida do novo,  vivência Eucarística, bom humor, alegria, espírito de equipe, despojamento, abertura ao diferente, saber lidar com conflitos e que esteja focada em Jesus Cristo e seu Projeto.

 
 
 

Ir. Erena Bernardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário