quarta-feira, 7 de maio de 2014

Aniversário ICM: Mensagem da Irmã Amélia Thiele


Queridas Irmãs, Leigos e Leigas ICM! 

Celebramos dia 08 de maio a fundação da Congregação, Irmãs do Imaculado Coração de Maria.   São 165 anos de intensa missão junto aos pobres e necessitados, a serviço do Reino de Deus!

Saudamos, com carinho, a todas/os pela admiração e encanto por Bárbara Maix: pela forma de viver o evangelho; pela forma de assumir e enfrentar o sofrimento; pela finalidade da fundação da Congregação; pela forma heroica de viver as virtudes e os valores inerentes ao ser humano; pela forma de assumir e expandir a proposta do evangelho, junto aos necessitados, tendo por meta única o Reino de Deus. Este é o legado de Bárbara para nós!     

Diante das grandes dificuldades, desafios e percalços, Bárbara, nunca duvidou, pois sabia em quem estava ancorada e mantinha clareza quanto às metas da Congregação, escreveu em 1871:

 “Deus iniciou a Obra, Ele me ajudou a continuá-la e somente Ele vai completá-la, segundo a sua santa vontade, através dos Pastores da Santa Igreja, segundo o modelo da Igreja primitiva dos primeiros cristãos dos três primeiros séculos, e não ao modelo de 1871”. 

E no ano de 1872 percebendo que seu trabalho, como instrumento de Deus, estava chegando ao  limite das forças, o que tinha a fazer já havia feito e escreve com convicção e confiança:                                                                                                      “A SS. Trindade iniciou a Obra da Fundação e há de completá-la. E por que ela é de Deus e não minha não importa nada, se Ele deixa que tudo seja, aparentemente, aniquilado porque, em Sua Onipotência, com um só aceno,  a reerguerá” (B. Maix, 1872).

Agora é o nosso tempo: “dar continuidade à Congregação com fidelidade criativa, com renovação da alma e do espírito, não abrindo mão do essencial: Carisma, Palavra de Deus, Leitura Orante, os pobres, a vida fraterna, a partilha de bens e dons”. 

Estamos vivendo o ano da Reconfiguração da Congregação e o Ano Capitular,  tempo especial para reconfigurar nosso coração e nosso espírito, voltando às origens. 

Parabéns a todos/as nós e feliz dia 08 de maio com as bênçãos e graças de Bárbara Maix!

                         Ir. Amelia Thiele

Nenhum comentário:

Postar um comentário