quarta-feira, 2 de julho de 2014

Relíquia de Bárbara Maix é entronizada na Catedral de Porto Alegre


Aconteceu no sábado, dia 28 de junho, ocasião da Festa do Imaculado Coração de Maria, a cerimônia de entronização da relíquia da Bem-Aventurada Bárbara Maix, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. O ato aconteceu em alusão à cerimônia de beatificação da religiosa, ocorrido na capital gaúcha, em novembro de 2010. Proclamada como Bem-Aventurada na Arquidiocese de Porto Alegre, a Igreja a coloca como modelo de vida no seguimento a Jesus Cristo.

A relíquia entronizada permanecerá em exposição permanente, na entrada lateral esquerda de quem entra na Catedral. A relíquia é considerada de primeira classe por ser parte do corpo da Bem-Aventurada, no caso, um osso de suas mãos. Mais do que algo sacro, lembra a vida de trabalho e oração de Bárbara Maix que fundou no Brasil a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e doou-se inteiramente aos pobres como resposta ao chamado de Deus.

Uma Santa Missa marcou este momento especial e foi presidida pelo bispo diocesano de Cachoeira do Sul, Dom Remídio José Bohn que na homilia ressaltou a vida doada da religiosa: “Diante da relíquia da Irmã Barbara, vemos um vida fruto de uma fé profunda, de uma grande esperança, de uma caridade sem limites. Foi educada pela Palavra e pela graça de Jesus, nosso Mestre. Ela vivia aos pés do Salvador. Estava sempre em contínua oração” disse.

O bispo ainda acrescentou que ligando esta ocasião ao Imaculado Coração de Maria, também se recordava o Coração de Jesus, fonte inspiradora na vida de Bárbara Maix que, igual ao girassol voltado ao sol, estava sempre voltada a Jesus e aos irmãos necessitados, buscando neles a Vontade de Deus.

A Diretora Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmã Marlise Hendges, lembrou às Irmãs, leigos e devotos que, além de celebrar a Festa do Coração de Maria, se recordava o aniversário de 196 anos o nascimento de Bárbara Maix, ocorrido no dia 27 de junho, motivo pelo qual, a entronização da relíquia alegrava ainda mais a comunidade:

“A relíquia representa a própria pessoa. É como se a própria Bárbara estivesse ali. Ao entrar na Catedral, pela porta lateral, vamos nos encontrar diretamente com a relíquia e ela nos lembrará que Bárbara sempre esteve atenta às necessidades das pessoas, especialmente dos necessitados, dos que sofrem, dos excluídos. Hoje, ela não deixará de atender as pessoas que vierem aqui buscar graça, bênção, o atendimento às suas necessidades. As pessoas que a buscarem com fé, encontrarão em Bárbara uma grande intercessora” ressaltou.

Em procissão, a relíquia foi conduzida por Dom Remídio, acompanhado pelas Irmãs e pelos fiéis, ao local especialmente preparado. A relíquia foi incensada e, em seguida, foi depositada na ‘capelinha’ ali colocada. Dom Remídio abençoou os presentes.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário