sexta-feira, 23 de maio de 2014

Encontro de junioristas em Moçambique

As irmãs Junioristas que estão na comunidade ICM de Moçambique realizaram encontro de formação e convivência, em Chalaua. Em texto, as jovens partilham conosco a experiência viva esses dias:

 Encontro de junioristas em Moçambique

No mês de maio, dias 2 a 4, tivemos a oportunidade de nos encontrarmos em Chalaua nós, Irmãs junioras das comunidades da Província de Nampula, irmãs Esmeralda, Sidonia e Avelina, com apoio da Irmã Judith.  Diante da distancia e dificuldades de virem, pelo fato de ainda haver ameaças de ataques e por estarem em pleno período de aulas, as  irmãs Eça e Serafina, não puderam participar, mas estiveram em comunhão conosco através de mensagens e orações. 

Esse encontro teve como objetivo principal nos encontrar para fazer  partilha de  preocupações, de  vida e de missão de  cada uma de nós Irmãs junioras. Percebemos como é importante estas oportunidades para partilhar as experiências adquiridas na convivência comunitária. Nem sempre é tudo conforme aquilo que se deseja, mas, às vezes Deus nos surpreende e nos faz perceber que o seguimento a Jesus não é um seguimento qualquer. É preciso estar atenta para não seguir as próprias vontades e se afastar daquilo que realmente faz parte da missão de cada uma que se Consagra a Ele. As partilhas nos enriquecem e nos ajudam a vencer as dificuldades sem deixar-nos vencer pelo desanimo. Nada melhor que se dar por conta que há muito mais aspectos positivos na nossa convivência do que os negativos.

Nestes três dias de encontro também tivemos oportunidade  de aprofundar o nosso Plano de Formação, principalmente o capitulo que trata especificamente sobre a formação das irmãs Junioras. Percebemos que temos um longo caminho a percorrer. Porém, com a certeza que havemos de percorrer este caminho com a graça de Deus, a força do Espírito Santo, a companhia de Jesus, Maria e Bárbara e com o apoio e exemplo das demais Irmãs que fazem parte de nossas comunidades. Além disto, aprofundamos o texto do P. Alfredo Gonçalves que reflete sobre “Os ditos e não ditos na Vida Religiosa”. Foi muito bom para percebermos que não só as palavras comunicam o que sentimos ou pensamos, mas, também os gestos, olhares... dizem muita coisa que vai lá dentro de nós.

No 3º dia, que era o domingo, dia do Senhor, dia de encontro com as Comunidades de fé, tivemos a oportunidade de rever os Irmãos de duas Comunidades da Paróquia de Chalaua. Foi um momento de renovar a nossa fé e compromisso com o povo e de matar a saudades, uma vez que, no tempo do Postulado participamos muitas vezes de encontros e celebrações com eles. Poder celebrar a Palavra, a Vida e a Eucaristia com as comunidades é sempre um momento de graça e de renovação do compromisso assumido no dia da nossa consagração.

Agradecemos a oportunidade que tivemos de nos encontrar, na certeza de que não será o único encontro, mas que tenhamos a graça de podermos nos reunir novamente para um crescimento mutuo e assim podermos viver cada vez mais felizes como Religiosas.

Irmãs: Avelina, Esmeralda, Sidonia e Judith

Saiba Mais:

Província de Caxias do Sul sob a proteção de N. Sra. de Fátima
Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Países: Paraguai e Moçambique
Site: http://www.icmcaxias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário