sábado, 1 de maio de 2010

Conheça um pouco mais do CD: Por tudo dai Graças

Um verdadeiro instrumento de mística e de viagem pelos ricos escritos de Bárbara Maix – Assim pode ser definido o CD Por tudo daí Graças, obra construída especialmente para a beatificação de Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Um total de 18 faixas trazem em forma de canção os escritos de Bárbara Maix.

Na apresentação do CD, Irmã Marlise Handges, diretora geral da Congregação, destaca que “A música e o canto são as formas mais sublimes de homenagear-te (Bárbara Maix), no momento em que a Igreja te proclama Bem-Aventurada.Tua presença viva em nossos corações, na Congregação e na missão que realizamos, estende-se para além das nossas fronteiras. Igual a Mãe Maria, a quem escolheste como Padroeira, és toda de Deus e toda do povo, intercessora fiel, em especial dos mais pobres”, destaca.

O CD é resultado de um longo trabalho desenvolvido pela equipe de Hino/Canto, que teve os trabalhos coordenado pela Irmã Maria Zení do Nascimento. Em entrevista concedida ao Blog Pró-Beatificação, a religiosa explica que “Em 2008 essa idéia tomou corpo. Surgiu entre algumas Irmãs a sugestão de que se oficializasse a canção, “Um Dia, ó Bárbara, ouviste a voz do teu Senhor”, já conhecida e cantada em todos os espaços de missão. A partir das duas possibilidades e, considerando a relevância do acontecimento, optou-se não somente pela composição do Hino, senão que por um CD incluindo palavras proferidas por Bárbara e outras canções alusivas ao evento” informa.

Por tudo daí Graças, foi produzido por Joel Fraz do Stúdio Regente. Todos os direitos autorais foram doados à Congregação. O Lançamento ocorreu em março e a obra já se espalha por todos os países em a missão ICM é presença.

Equipe Hino/Cantos e o músico Joel Franz

Irmã Maria Zení, coordenadora da Equipe Hino/Cantos concede entrevista ao Blog Pró-Beatificação

A coordenadora da Equipe Hino/Cantos, Irmã Maria Zení explica todo o processo de criação do CD.

Confira a entrevista:

Blog Pró-Beatificação: O que representa esta iniciativa dentro do processo de Beatificação?

Irmã Maria Zení: As Irmãs Idalina Miraci Garbin, Ivoni Catarina Luft, Maria Zení do Nascimento, Miria Therezinha. Kolling e Noeli Bortoloto Dalmolim, autoras da letra do Hino de Beatificação de Bárbara Maix, tiveram o cuidado de garimpar nos escritos de Bárbara Maix os elementos do seu Carisma e Espiritualidade. Portanto, ao cantar o Hino estamos trazendo a vida e missão de Bárbara e nos desafiando a sinalizar tão precioso tesouro também em nossa vida e missão. A música, de autoria da Irmã Miria Therezinha Kolling nos convoca a entrar na cadência.

Blog Pró-Beatificação: A fundadora deixou uma imensa riqueza em escritos que foram musicadas pela equipe. Como se deu a escolha das frases?

Irmã Maria Zení: Selecionar expressões familiares na vida e obra de Bárbara para serem musicadas foi, com certeza, um trabalho muito complexo para as integrantes da Comissão. Isto porque cada palavra sua, no contexto em que foi proferido, se reveste de significado singular. No entanto, precisávamos eleger algumas e o fizemos considerando o que as Irmãs e o povo que a admira têm destacado ultimamente. Segue a relação, data em que Bárbara escreveu e autora de cada música:

“Ânimo, coragem, Deus vê o nosso lutar!” (B.M., Petrópolis, 1872). Irmã Noeli Bortoloto Dalmolim.

Bênção Trinitária. (B.M., Porto Alegre, 29-12-1868). Irmã Miria Therezinha Kolling.

“Conservai as vossas lâmpadas acesas.” (B.M., Petrópolis, 27-11-1872). Irmã Miria Therezinha Kolling.

“Deixai tudo tranquilamente nas mãos de Deus.” (B.M., Petrópolis, 19-02-1872). Irmã Noeli Bortoloto Dalmolim.

“Deus não permitirá que sejamos iludidas em nossa confiança!” (B.M., junho/1866). Irmã Ivoni Catarina Luft.

“Deus se alegra quando confiamos Nele.” (B.M., 19.02.1872). Irmã Maria Zení do Nascimento.

“Deus velará por nós.” (B.M., Porto Alegre, 13-10-1857). Irmã Miria Therezinha Kolling.

“Dou-vos o exemplo de perdoar sempre, com todo o gosto e consolo do meu coração.” (B.M., Petrópolis, 09-05-1872). Irmãs Miria Therezinha Kolling e Noeli Bortoloto Dalmolim.

"Louvai a Deus e a sua misericórdia!” (B.M., Petrópolis, 14-09-1871). Irmã Miria Therezinha Kolling.

“Mais do que tudo, vale a Vontade de Deus.” (B.M. Icarahy, 05-07-1866). Irmã Maria Zení do Nascimento.

“Meu Jesus, aqui estou. Faze de mim o que Te aprouver! Outra coisa eu não quero a não ser cumprir a tua Santíssima Vontade!” (B.M., 03-04-1860). Irmã Miria Therezinha Kolling.

“Procuremos o Reino de Deus e sua justiça em nós mesmas e naqueles que nos foram confiados.” (B.M., Petrópolis, 05-09-1871). Irmã Miria Therezinha Kolling.

“Não marquemos a Deus o tempo em que nos deve ajudar.” (B.M., Petrópolis, 28-12-1871 e 27.11.1872). Irmã Miria Therezinha Kolling.

“Vivei simples de coração, cada instante perante Deus!” (B.M., Petrópolis, 09-05-1872). Irmã Idalina Miraci Garbin.

Além do Hino de Beatificação e expressões literais da Fundadora foram incluídas outras três canções no CD Por Tudo Dai Graças:

Bárbara, vai! Letra: Irmã Elda Secchi. Música: Irmã Míria Therezinha Kolling.

Bárbara, intercede por nós! Letra e Música Irmã Noeli Bortoloto Dalmolim.

Canta, minha alma, ao Senhor! Letra e Música: Irmã Míria Therezinha Kolling.

Ir. Maria Zení, durante lançamento do CD e Logomarca da beatificação

Blog Pró-Beatificação: Como se deu as gravações?

Irmã Maria Zení: Na mesma reunião (11 e 12 de outubro de 2008, no Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre), em que se deu a composição da letra do Hino e a decisão quanto às músicas a constar no CD, definiu-se quanto à gravadora a quem confiar o trabalho. A escolha recaiu em Joel Franz, & CIA.LTDA. Studio Regente, Rua Visconde de Pelotas, 1890, Santa Maria, considerando aprimorados trabalhos produzidos para outras Congregações Religiosas. A gravação do CD “Por tudo dai graças,” aconteceu nos dias 03 a 05 de abril de 2009, no Studio Regente, em Santa Maria. A interpretação contou com a participação das Irmãs Camila Dalmolin Hoffmann, Idalina Miraci Garbin, Ivoni Catarina Luft, Maria Zení do Nascimento, Miria Therezinha Kolling, Noeli Bortoloto Dalmolin e Terezinha Maria Lovato.
Algumas integrantes da Comissão Hino/Cantos tornaram a se encontrar, em Santa Maria, de 13 a 16 de julho de 2009, para elaboração da primeira etapa do DVD Por tudo dai graças. As imagens foram selecionadas pelas Comunidades e Obras do Setor Geral e Províncias e remetidas para a Comissão a qual fez nova seleção. A arte final foi confiada a Joel Franz.

Blog Pró-Beatificação: Ao ouvir o CD é possível ver que as mensagens de Bárbara estão sempre atualizadas. Como avaliar isto?

Irmã Maria Zení: Refletindo sobre seus escritos percebemos que sua palavra não envelhece, antes, pelo contrário, reveste-se de novo sentido com o suceder da história. Bárbara tem clareza da missão que Deus lhe confia e deixa-se conduzir pelo Espírito, o que lhe confere lucidez e coragem de levar adiante o Projeto de Deus. Aprende na Leitura Orante da Palavra de Deus e da vida a fazer da Vontade de Deus a razão de ser de sua vida e obra. Esse núcleo do seu testamento espiritual perpassa a vida e missão das pessoas e Comunidades que livres conscientes e generosamente seguem seu Projeto de Vida Religiosa Consagrada.

Blog Pró-Beatificação: Uma mensagem final

Irmã Maria Zení: Bárbara descobre com perspicácia o querer de Deus no quotidiano da vida e o leva à ação, eis o segredo de sua vida e obra. Dotada de profunda sabedoria, é capaz de ler os desafios nascidos do grito clamoroso dos sujeitos emergentes do seu tempo e responder a isso com tenacidade evangélica. Perseguições e fracassos em seus projetos, problemas de saúde ou qualquer outro sofrimento físico ou moral, nada impede a livre circulação da alegria e da confiança. Toda sua vida se sucede em movimento ondular de louvor e ação de graças a Deus pelas maravilhas que faz acontecer no grupo fundante. Não importa se os acontecimentos estão carregados de vivências gratificantes ou doloridas, o núcleo de sua existência a impulsiona a viver em comunhão com Deus, no serviço aos pobres, independente das situações que facilitam ou dificultam o desempenho da missão que Ele lhe confiou. Podemos, pois, afirmar que Bárbara se constitui uma bênção para a Comunidade Fundante, a Igreja, os pobres, o mundo ontem, hoje e sempre.

Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

O que você achou desta matéria?
Deixe seu Comentário ou envie aos amigos e amigas!
Receba nosso boletim de notícias. Envie seu e-mail para blogbeatificacao@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário