segunda-feira, 26 de maio de 2014

Irmãs ICM participam do 1º Simpósio Vocacional do Brasil

A Igreja do Brasil realizou de 16 a 18 de maio de 2014 o Simpósio Vocacional com o tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!” com o objetivo de incrementar a cultura vocacional na ação evangelizadora em razão dos 50 anos do dia mundial de oração pelas vocações e dos 30 anos do primeiro ano vocacional no Brasil. Aconteceu simultaneamente, nas cinco macrorregiões Pastorais do Brasil – Sul, Leste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, por meio de videoconferência, ainda inédito na Igreja no Brasil, interligando, em alguns momentos 18 regionais da CNBB.

O 1º Simpósio Vocacional do Brasil foi promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB em conjunto com o Instituto de Pastoral Vocacional. O Simpósio Vocacional veio confirmar o trabalho já realizado e dar sequência à reflexão sobre a cultura vocacional na Igreja em sintonia com os dois Congressos Vocacionais das Igrejas Latino-Americanas: o 1º realizado em 1994, com o tema: “A pastoral vocacional no continente da esperança” e o 2º realizado em 2011, com o tema: “Mestre, pela tua Palavra lançarei as redes”. No Brasil foram realizados três os Congressos Vocacionais; o 1º aconteceu em 1999, com o tema: "Vocações e Ministérios para o Novo Milênio"; o 2º em 2005, com o tema: "Igreja, povo de Deus a serviço da vida". E o 3º em 2010, com o tema: “Discípulos-missionários a serviço das vocações”.
Recordamos também a realização dos Anos Vocacionais no Brasil: o 1º aconteceu em 1983, o mesmo contribuiu para um maior conhecimento acerca da teologia das vocações e da importância, incentivo e estruturação da animação vocacional. Sem dúvida, o convite de Jesus, vem e segue-me, recorda que a vocação é, essencialmente, seguimento. Seguir a Jesus como discípulo (a) disposto (a) a aprender do mestre e dar continuidade à missão a serviço do Reino. O 2º Ano Vocacional se realizou em 2003 com o qual se desejava responder ao apelo do Papa na Carta Apostólica “Novo Millennio Ineunte”, onde expressa o desejo de que aconteça uma “vasta e capilar” animação vocacional na Igreja.
Em 2014 celebramos a 51ª edição Dia mundial de Orações pelas vocações. Em sua mensagem o Papa Francisco disse: “Dirijo-me agora àqueles que estão dispostos justamente a pôr-se à escuta da voz de Cristo, que ressoa na Igreja, para compreenderem qual possa ser a sua vocação.”

A história da PV/SAV no Brasil produziu diversos subsídios de conteúdo teológico-pastoral para o bem das comunidades. É preciso torna-los conhecidos e investir na formação vocacional permanente para padres, seminaristas e lideranças das pastorais, movimentos, congregações e institutos seculares. Deseja-se reforçar a articulação da PV/SAV e revigorar as Equipes Vocacionais Paroquiais (EPVs), envolver as lideranças cristãs, vocacionalizando todas as Pastorais a fim de estimular experiências missionárias/vocacionais com as várias expressões juvenis.

Para D. Pedro Brito Guimarães, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, a perspectivas do pós Simpósio Vocacional é de que haja um despertar e reanimar dos organismos que trabalham com as vocações. Jesus foi um promotor vocacional: chamou, formou e enviou em missão. A Igreja precisa investir mais na promoção vocacional, pois, constata-se uma diminuição no número de vocacionados (as)”. Encerrou sua participação dizendo: a Cultura Vocacional é uma “questão cristológica,  está no ração do evangelho.

Vocações na Vida Religiosa Consagrada

A CRB Nacional nos últimos anos também se preocupa com as Vocações. Encontramos no Plano Global de Ação 2010-2012, duas linhas de ação: Ampliar o diálogo com as novas gerações em seus anseios e inquietações, e buscar novas metodologias para a animação vocacional; 2. Aprofundar o conhecimento da realidade juvenil e intensificar a presença e ação junto às juventudes. Meta: Chegarmos a uma nova compreensão sobre o chamado vocacional que valorize a vida das juventudes em primeiro lugar e a um encantamento pela Vida Religiosa que desperte a vocação, sem instrumentalização.

O novo triênio da CRB - 2013-2016, traçou como Horizonte e Prioridades: Nº 2. Missão, Profecia e Juventudes: Intensificar a presença missionária e a atuação profética, nas situações de fronteira (humanas, geográficas, sociais e culturais) e periferias, com ênfase na realidade das Juventudes e onde a vida é mais ameaçada e o Nº 4. Formação: Qualificar o processo formativo em todas as suas etapas e dimensões, com ênfase nas novas gerações, na humanização das relações e vivência intensa da mística e da profecia.
Revisitando nossa história congregacional encontramos nos últimos cinco Capítulos Gerais as seguintes decisões e proposições: 14º Capítulo Geral: Assumimos a evangelização dos jovens, dando ênfase à Pastoral Vocacional, ampla, vasta e integrada à Pastoral da Igreja Local, favorecendo, assim, o surgimento de novos Ministérios e a continuidade do Carisma Congregacional, e ajudando os jovens a discernirem a própria vocação. 15º Capítulo Geral: Propomos: Cada Irmã assuma promover novas vocações através de seu testemunho de vida, pela alegria da consagração e compromisso com a Missão. 16º Capítulo Geral: Integrar Pastoral Vocacional na Pastoral da Juventude e com as demais Pastorais. 17º Capítulo Geral: Dar novo impulso à animação vocacional, através de renovado testemunho e metodologia que responda às exigências étnico-culturais e sociais da realidade. 18º Capítulo Geral: Assumir o Serviço de Animação Vocacional como atitude inerente à própria vocação e manifestação do Reino de Deus.

Estamos a caminho, neste momento elaborando um plano para o SAVICM.

Participação ICM no Simpósio Vocacional

Nós Irmãs Elida Debastiani, Glades Enzweiler e Neide Mior participamos do Simpósio juntamente com animadores e animadoras vocacionais dos quatro Regionais da macrorregião pastoral Sul do Brasil no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP). 
Regional Sul

As Irmãs Dema Sulzbach e Tatiana Soares de Oliveira participaram em Natal- RN, juntamente com o Regional Nordeste.
Regional Nordeste

  
Para mim, a participação no Simpósio reforçou as convicções já refletidas a nível de SAVICM. Desejamos contribuir com a missão da Igreja intensificando a cultura vocacional na Congregação e nas comunidades eclesiais onde participamos a fim de atualizar o Carisma congregacional, Dom de Deus para o mundo e contribuir com o despertar de vocações diversas para uma grande missão. (Ir. Élida Debastiani)

Participar do Simpósio Vocacional foi uma experiência significativa, onde veio somar com nossas expectativas, buscas e desejos em relação à animação vocacional, mas também foi desafiador, pois precisamos rever nossa linguagem, mentalidade, estilos e costumes, para que, de fato, a Cultura Vocacional aconteça em todas as dimensões da Igreja, possibilitando dialogar com as juventudes, através da escuta, do contato direito, da alegria e do testemunho de vida.  Nesse sentido o Simpósio Vocacional provocou em nós para reacender a chama do primeiro amor, rever a qualidade do nosso discipulado e não deixemos que nos roubem a ousadia missionária. Que a Bem-Aventurada Bárbara Maix e Maria nos acompanhem na missão da animação vocacional. (Ir.Tatiana Soares de Oliveira.)

Veja também: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário