quinta-feira, 14 de maio de 2009

Escola Pio XII realiza II Festa Regional – “Nos ‘Rio’ de Bárbara”

No último dia 9 de maio a Escola Pio XII (Rio de Janeiro – RJ), instituição da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, realizou a segunda edição do Festival Regional “Nos ‘Rio’ de Bárbara”. A programação alusiva ao processo de beatificação de Bárbara Maix, fundação da congregação, incluiu apresentações de dança culturais, exposições, amostra de culinária e movimentou a comunidade escolar como um todo.

Um mural representativo da Áustria lembrou as origens da terra natal de Bárbara Maix. Também foi montada uma exposição de fotos históricas da caminhada de fundadora desde a sua chegada ao Rio de Janeiro até a fundação da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, há 160 anos.

A exposição também mostrou objetos típicos do Rio Grande do Sul, Estado onde Bárbara Maix também viveu e que hoje abriga a sede geral da Congregação. Para ilustrar ainda mais as culturas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul os alunos mostraram as danças e gastronomia típicas de cada Estado.

Para o festival, o Grupo de Teatro Trupe Gaya mostrou as ações de Bárbara frente as dificuldades do seu tempo. A Escola também recebeu a riqueza cultural de grupos folclóricos: Grupo Desgarrados do Pago, Grupo Gaúcho de Arte, Tradição, Folclore e Grupo Show da Terra e Grupo de Capoeira da Escola Pio XII. As crianças do 2º AE ao 5º AE auxiliadas pelas professoras dançaram e cantaram o folclore do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

O evento foi bastante prestigiado pelos alunos, pais de alunos, professores e a comunidade em geral.


Conheça também o site da Escola Pio XII (RJ)
http://www.escolapioxii.g12.br/



Por:Professor Wallace Soares(RJ) e Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário