sexta-feira, 8 de maio de 2009

Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria completa 160 anos



Hoje (8) fazemos memória do aniversário de 160 anos de fundação da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria pela pessoa de Bárbara Maix. Uma obra que ao longo de todos esses anos cresceu por ter como carisma fazer a vontade de Deus.

Comemorar essa data é celebrar mulheres ousadas e corajosas que assumiram a vocação e desenvolveram a obra ICM fazendo o mesmo que fez Jesus Cristo: olhar pelos (as) excluídos (as), cuidar dos descuidados (as), sentar a mesa com os que sofrem e partilhar de suas angústias e esperanças, despertar em cada um (a) os dons escondidos e assim colocá-los a serviço da comunidade, optar preferencialmente pelos (as) mais pobres, assumindo a bandeira profética da Defesa e Promoção da Vida.


Celebrar estes 160 anos de fundação é perceber a presença de Deus que caminha com o seu povo. É perceber que a prática de Jesus é possível e mais ainda: saber que esse é um desafio acolhido por cada irmã. Daí o por que de uma Congregação chegar a marca de 160 anos com perspectivas de crescimento por anos, séculos e milênio: Por que foi Ele que fundou a congregação e não eu.

Festejar a data é também lembrar Maria, a face feminina de Deus que imprime a congregação, por meio do Imaculado Coração de Maria, a garra e coragem para enfrentar os desafios ao lado de um Deus forte, com a sutileza feminina.

Por fim, celebrar essa data é lembrar de Bárbara Maix. Mulher simples, que não se deixou abater pelas intempéries de seu tempo como a perda de entes queridos, perseguição política e a expulsão de sua pátria-mãe para aceitar a vontade de Deus construir um legado que hoje produz frutos em oito paises do mundo.


Desejamos a cada uma das Irmãs os nossos parabéns e sentimentos de gratidão pelos trabalhos desenvolvidos na congregação. Que o Imaculado Coração de Maria as abençoe. Que a Venerável Bárbara Maix as ilumine e ajude na direção dos trabalhos.

Por: Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

Um comentário:

  1. Magnus Querido! Obrigada pelo que escreves, tens a alma, o corpo permeado pelo amor que revelas em cada palavra. És presença do amor de Deus junto a nós.
    Somos felizes em compartilhar a vida e o carisma de Bárbara com vocês.

    ResponderExcluir