das Irmãs do Imaculado Coração de Maria,
que assumindo o carisma de Bárbara Maix
possam ser sinal de esperança junto ao povo”
10/05/09
O domingo do Dia das Mães (10) também foi dedicado à celebração dos 160 anos da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria na Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mesma comunidade que abriga a sede da Província Cristo Libertador, em Teresina capital do Piauí. Na oportunidade foi feita a entronização e fixação do quadro da Venerável Bárbara Maix, fundadora da Congregação, na igreja da comunidade.
A igreja ficou lotada para a celebração. Mães de todas as idades acompanhadas dos filhos e netos compareceram a celebração presidida pelo pároco Francisco Borges.
Logo no início da missa, Irmã Roselei Bertoldo lembrou de todas as mulheres que de alguma forma geram vida: “Temos muitos motivos e louvores para serem celebrados nesse dia: A vida de cada mãe que sem medida doa sua vida na criação-educação dos filhos. De modo especial aquelas que muitas vezes sozinhas sustentam a família”.
Ir. Rose destacou também a comemoração dos 160 anos de fundação da congregação, celebrado na última sexta-feira (8): “Também celebramos hoje os 160 anos de fundação da Congregação ICM que hoje está espalhada por oito países sendo presença profética e solidária” disse.
Na liturgia da palavra foi destacada a presença de Jesus, Videira verdadeira bem como seu convite para que sejamos galhos fecundos produtor e produtora de muitos frutos, tal qual fez a Bárbara em vida: Acolhida de mulheres, trabalho com os mais necessitados de seu tempo, buscando sempre a vontade de Deus, segundo o espírito de solidariedade das primeiras comunidades cristãs. Após as leituras e reflexão das passagens bíblicas foi feita a entronização do quadro da de Bárbara Maix. Em procissão um grupo de irmãs e leigas conduziu o quadro até o altar onde em seguida foi afixado pela leiga Maria do Socorro sob salva de palmas e canto.
Durante o momento, Ir. Rose interveio para destacar fatos que marcam a comemoração dos 160 anos da congregação: “O que marca essa data da fundação? A expansão da congregação e toda a vida que é gerada em cada comunidade onde cada irmã está inserida. E onde cada irmã está, não está só, também estão presente as leigas e os leigos, que vivenciam o carisma e a espiritualidade de Bárbara Maix.
Ir. Roselei destacou ainda que a expectativa da finalização do processo de beatificação de Bárbara Maix também dá um sentido especial a este aniversário da congregação:
“Além do testemunho de vida que move a congregação, temos o processo de beatificação. No último dia 22 de abril tivemos a feliz notícia de que foi aprovado milagre de Bárbara Maix e agora estamos no processo de divulgação de suas virtudes” disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário