sábado, 23 de maio de 2009

Colégio Puríssimo Coração de Maria – 100 anos Educando para a Vida.

“Há exatos 36.501 dias, ou 100 anos mais um dia, após reunião religiosa entre o Monsenhor Francisco Botti e a Madre Clementina, em Santos, foi aprovada a solicitação do Monsenhor de criar em Rio Claro, interior paulista, uma escola confessional. Nascia, nesse momento, o Colégio Puríssimo Coração de Maria...”, obra mantida pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
Entre os dias 11 e 16 de maio, várias atividades marcaram o aniversário do Colégio Puríssimo. No dia 12 de maio, ocorreu uma partida de futebol entre o time da cidade, o Rio Claro Futebol Clube, e o Colégio Puríssimo. Mais que o resultado, foi marcante a presença de pais, alunos e professores. Foram arrecadadas mais de uma tonelada em alimentos, encaminhados para nove instituições da cidade.

No dia 15, dia do aniversário, os alunos dos 4ºs anos contaram a história do Colégio. Na ocasião, representou-se um dia de aula, iniciada com a leitura da agenda e a oração, lembrando que este processo faz parte da “formação integral dos alunos, que visa, desde cedo, torná-lo um ser crítico e consciente das necessidades do grupo, da sociedade e não só das suas necessidades. Enfim, busca-se colocar em prática a grande lição deixada por Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (mostremos com nossos exemplos aquilo que com palavras ensinamos).

“Educamos por aquilo que somos e fazemos!”. Por meio dos projetos sociais, o Colégio põe em prática o conhecimento construído e adquirido em sala de aula, um compromisso com a sociedade na formação integral de seus educandos. Pais, professores, funcionários e alunos participantes desta apresentação puderam não só conhecer a história do colégio, mas sentir, a força inspiradora de Bárbara Maix, o motivo de toda nossa ação cotidiana, diferenciando nosso modo de educar, que é para a vida. “Não nos reduzimos a um prédio e segmentos educacionais, como Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio e Curso Pré-Vestibular. Somos princípios e valores, presentes em cada projeto aqui realizado e em cada pessoa dessa grande família (alunos, pais, professores e funcionários), inspirados em cada uma das irmãs! Herdeiras, guardiãs e protagonistas desses 100 anos de colégio e dos 160 anos dos sonhos de Bárbara.
Nossa fundadora nos disse que “Nossa Missão é grande, por isso temos necessidade de grandes virtudes, de um coração magnânimo, grande fé, esperança e amor, todas as virtudes no mais alto grau”.

Por fim, no dia 16 de maio, tivemos a celebração eucarística, momento de profundo louvor e agradecimento a Deus pelos 100 anos do Colégio, mas, sobretudo, por fazermos parte de uma história muito linda, a história de Bárbara Maix, inspiradora em nossa ação de educar. Voltamos nosso olhar para o futuro, mas temos muito claras as raízes de nosso ser e agir. Cremos na força e na presença da venerável Barbara Maix que nos conduz e ilumina nosso trabalho. “Se quiséssemos educar conforme o espírito mundano, não teríamos empecilho algum nem adversários. Como, porém, queremos viver e educar conforme os primeiros cristãos, aí está a causa da dificuldade”.

O texto contou com a colaboração das profas dos 4ºs anos
Graziella Jordão Marcucci
Luciane Parente Gramasco Regina Célia Pedrazzi Vaz Pimentel Valeria Aparecida Algarve Sandra Maria Thomazella Bertolini Huemerson Maceti (Ensino Médio)

blogbeatificacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário