sexta-feira, 12 de novembro de 2010

JÚBILO: Vaticano proclama BÁRBARA MAIX como BEM-AVENTURADA


“Sê Bendito Deus amado:
Novo Brilho na Igreja Surgiu!
Tua Serva, BEM-AVENTURADA,
Vinha fértil, bons frutos nos fez"
[Hino da Beatificação de Bárbara Maix]

Em um dia histórico de memória e celebração da vida doada ao povo, o Vaticano beatificou  Bárbara Maix. Júbilo e alegria perpassam toda a Igreja e toda a família fundada por Bárbara: A  Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Já se passaram mais de 20 anos desde que as primeiras iniciativas do processo de canonização foram iniciados no ano de  1988.

 
Momento forte de oração e da revisita ao legado deixado pela fundadora marcou cada momento vivido no histórico dia 06 de novembro de 2010: O Gigantinho lotado viu a Serva de Deus Bárbara Maix ser reconhecida publicamente como BEM-AVENTURADA. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre Dom Dadeus Grings e a proclamação da Beatificação foi feita pelo representante do Papa Bento 16, Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri.

O Gigantinho pareceu pequeno para aquela multidão de peregrinos/as que lá estavam. Pela contagem realizada, estima-se que entre 13 e 15 mil pessoas  compareceram ao evento. Na verdade, este número representa outras milhares e milhares de pessoas unidas ligadas à Porto Alegre em coração, pensamento e que nos acompanhavam pelo rádio e pela televisão. Todos/as, vindos/as de diversos cantos do Brasil e de mais oito países onde as Irmãs do Imaculado Coração de Maria são presença, acompanharam atentamente o momento Artístico-Cultural e a Santa Missa com a Beatificação.

 
 
 
 
 
Passava das 16h30 quando o Núncio Apostólico Dom Lorenzo leu a Carta Apostólica que torna Bárbara Maix BEM-AVENTURADA. Este foi um dos momento mais fortes da beatificação que levou todos/as às lágrimas:

 
 


CARTA APOSTÓLICA

      Por ordem do Santo Padre, o Papa Bento XVI, procedo à leitura da Carta Apostólica, com a qual Sua Santidade inscreve no Livro dos Bem Aventurados a Venerável Serva de Deus Bárbara Maix.
 
      Nós, acolhendo o desejo de Nosso Irmão Dadeus Grings, Arcebispo de Porto Alegre, de muitos irmãos no Episcopado e de muitos fiéis, depois de ter obtido o parecer da Congregação das Causas dos Santos, com a Nossa Autoridade Apostólica concedemos que a Venerável Serva de Deus Bárbara Maix, religiosa fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que buscou em tudo a Vontade de Deus, comprometida com os pobres, conforme o espírito das primeiras Comunidades Cristãs, de agora em diante seja chamada  Bem-Aventurada e que se possa celebrar a sua festa nos lugares e segundo as regras estabelecidas pelo Direito, cada ano no dia da sua beatificação, aos 06 de novembro.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

          Dado em Roma, junto a São Pedro
          Ano do Senhor 2010,
          quinto do Nosso Pontificado.
          Papa, Bento XVI
 

Agraciado pela cura milagrosa, Onorino Ecker também esteve presente ao grande evento.

Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral da Congregação e o Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri direcionaram sua mensagem aos presentes. A Santa Missa foi encerrada com o hino ao Coração de Maria.

Marco da Beatificação de Bárbara Maix -  A comunidade na Amazônia

Para marcar este momento histórico, a Congregação expandirá sua obra para a região Norte do Brasil com a fundação de uma comunidade no coração da Amazônia, em Manaus, no Amazonas. As Irmãs Fabiana Mânica, Santina Perin e Celina Lóh vão compor a nova comunidade a partir do dia 17 de março de 2011, mesma data  em que se celebra a morte da fundadora. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário