segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Celebração de Ação de Graças pela Beatificação de Bárbara Maix em Teresina

Celebremos com intensa alegria, louvor e júbilo este momento extraordinário na vida da Igreja e da Congregação.

A comunidade reunida forma uma grande assembléia litúrgica que como Igreja peregrina, reconhece e celebra a ação de Deus, manifestada de modo particular, na vida de uma de suas filhas: MADRE MARIA BÁRBARA DA SANTÍSSIMA TRINDADE- Bárbara Maix. Ela viveu as Virtudes Heróicas da FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE no mais alto grau, portanto foi proclamada pela Igreja como Bem-Aventurada subindo aos Altares para ser Venerada.

Hoje é para nós modelo de vida e virtude, exemplo na Busca de realizar, em tudo, a Vontade de Deus.

Esta foi a motivação inicial que marcou a Celebração de Ação de Graças , ocorrida no dia 23 de novembro de 2010 na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Teresina (PI), comunidade a qual pertence a Sede Provincial de Cristo Libertador. A comunidade reunida celebrou com muita alegria e entusiasmo, a presença da Bem-Aventurada Bárbara Maix, ocorrida em Porto Alegre/RS, no último dia 06 de novembro de 2010.

Marcaram presença muitos fiéis da comunidade que foram convidados para esta celebração através do Tríduo preparatório à Celebração. Foram três encontros nas famílias abrangendo o conjunto São Paulo, Vila Bagdá e Residencial Araguaia. Muitas famílias se envolveram e foram envolvendo outras, resultando em um grande número de participação na celebração.


 

Também marcaram presença  diversas religiosas da Arquidiocese e a CRB Regional, as quais Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Teresina e celebrante da Missa, fez especial agradecimento pela participação e contribuição na vida e missão junto ao povo de Deus.

Na homilia Dom Sérgio destacou as virtudes de Bárbara como testemunho de vida doada a Igreja. “Mais do que tudo vale a vontade de Deus Bárbara soube viver  sua vida com intensidade a vontade de Deus e colocou isso acima de tudo” disse.

Deixou claro como a Bem-Aventurada Bárbara Maix viveu sua vida na Igreja  assumindo o amor, a caridade e a fé a serviço da missão: “Bárbara foi uma mulher atenta a realidade de sua época, tendo como prioridade em sua vida as crianças, doentes, os mais pobres”, enfatizou o Arcebispo.

 
“Nossa gratidão pela presença das Irmãs em nossa Arquidiocese, de modo especial a presença das comunidades junto os empobrecidos.  Bárbara hoje é uma mulher pública! E é a Igreja que quer aprender com ela. Seu testemunho de vida e doação tem de ser vivenciados por todos nós. Seu amor e sua profunda doação a Igreja foi visível em seus escritos e é uma herança por ela deixada. Sua atitude de fé e amor ela não viveu sozinha, buscou uma vida em comunidade: Aprendemos com ela o valor da vida em comunidade, por isso ela nos ensina o valor de vivermos nas nossas comunidades, não só de irmãs, mas a comunidade eclesial, na paróquia onde nos inserimos. Que este testemunho, esta vida doada seja para nós um testemunho para que possamos viver nossa vida.” exclamou Dom Sérgio.

Após a Celebração, jovens e adolescentes da comunidade fizeram uma apresentação teatral sobre a Vida e obra de Bárbara Maix. A comunidade acompanhou atentamente toda a presentação.

 
 

Magnus Regis
comunicacao@icm-sec.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário