quarta-feira, 29 de maio de 2013

Retiro da Escola Pio XII:- “Se creio, então existo” – O Educador e a mediação da fé!

Orientadora: Solange Maria Nogueira – Coord. SPE/Escola Pio XII/RJ

 ‘Coragem, tudo tem seu tempo estabelecido por Deus e agora é o tempo em que os bons devem  manter-se firmes”

(Bárbara Maix)


O Retiro dos Educadores da Escola Pio XII, realizado no último dia 18 de maio, no Instituto Imaculado Coração de Maria em São Cristóvão, registrou um momento raro e necessário de quem busca, pelos caminhos da religiosidade, a paz tão premente na facilitação do encontro consigo mesmo e, conseguentemente, com Deus.

Estávamos na primeira casa da Congregação e  a presença da História, propiciou o fazer memória. Saímos do “cronos” buscando penetrar no mistério do “kairós”.

No exercício do silêncio o encontro com o tempo interior.

O desafio consistia e consiste em nos tornarmos cada vez mais pessoa, não nos afastarmos da presença de Deus e nos religarmos ao irmão, à medida que nos ligamos ao tempo histórico, que é realização da humanidade.

Animados pela vida e obra da Fundadora, trabalhamos, cada um no seu passo, o perdão, a perseverança, a tolerância, o amor.
Na bagagem, a reflexão/ação. No coração, a fé e a esperança que move todo aquele que crê. No trabalho com crianças e jovens, a busca de uma relação e aprendizagem possíveis, pelos caminhos da construção do Reino.

Edith Land

Alguns depoimentos registrados na avaliação:


“Um dia de reflexão, encantamento, memória e aprendizagem...” Jaqueline Vicente

“É tão bom refletirmos sobre a Palavra de Deus e a vida de Bárbara Maix. Pois, assim consegui também refletir não somente na minha vida pessoal, como também a profissional. Gostei muito. Foi um ótimo aprendizado! E espero coloca-lo em prática.” “Hoje passei um dia de aprendizado e muita tranquilidade no coração, um dia de paz interior. (Horácio e Renata, pais de 3 alunos)

“Hoje o dia passou muito rápido...O nosso encontro foi maravilhosos!” (Proaª. Milene)

“O tempo do convívio, da troca, da partilha, foi cheio, pleno. Foi alegre, participativo. Muitas questões para serem pensadas, com ações para serem vividas e praticadas. Valeu muito!” (Sandra Lessa – Vice-diretora e Coord. Pedagógica)

 “O Retiro foi muito enriquecedor e reflexivo, aumentando minha fé e esperança!” (Profª. Graça)

“Por diversas vezes durante o dia vivenciei momentos de reflexão que me transportaram para situações profissionais e pessoais...quando necessário, buscar o caminho para mudanças. Obrigada! (Profª. Andréa)

“Um dia agradável, “leve”: Tempo de reflexão, parada, silêncio, oração, um RE-fazer-se, retomar a alegria de viver, na gratuidade,  no compromisso da fé.  Um  dia  de graça,  de convivência, partilha, de Kairos!” (Ir. Ires)

“Foi um dia de bastante reflexão e iluminação...rezamos, nos aproximamos uns dos outros. Pude conhecer um pouco mais sobre a vida de Bárbara...” (Profª. Daiane)

“Sinto a minha fé renovada e a certeza do amor de Deus... O legado de Bárbara está presente na prática diária da minha vida e na minha sala de aula – mostremos com exemplo aquilo que com palavras anunciamos!” (Profª. Walquíria)

“Encontro restaurador. Propiciou um momento de encontro comigo mesmo.” (João Carlos –Diretor)

Saiba Mais

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário