quarta-feira, 22 de maio de 2013

Palestra aborda princípios técnicos para criação de telejornal

Lajeado – Depois de semanas de busca e aprendizagem no quesito telejornalismo, os alunos do Colégio Madre Bárbara que irão realizar um projeto na disciplina de geografia, participaram na manhã desta terça-feira (21) de uma palestra sobre os detalhes técnicos para a elaboração do trabalho. Coordenado pela professora Elisabete Beuren, este é o segundo ano em que ocorre a ação nas turmas de 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio.

Para o 2º ano, o assunto será temático. Os estudantes estão pesquisando informações sobre o agronegócio, valorizando o trabalho da terra e produção. “Eles já pesquisaram que o Brasil é um grande exportador de alimentos e produtor de matérias primas, e dentro desse trabalho eles fizeram um estudo da agricultura brasileira gaúcha e dados sobre Lajeado.”


Na disciplina de geografia, alunos do Ensino Médio estão elaborando um telejornal
A professora conta que as turmas chegaram à conclusão que o município tem uma grande dependência do setor primário nas indústrias e o próprio comércio gira em torno desse setor. “Saímos a campo para que eles tivessem essa convivência e pudessem entrar no trabalho de jornalista, fora do ambiente escolar para buscar o envolvimento com o projeto.”

Entre as turmas do 2º ano, serão cinco telejornais e mais um curta-metragem, já que um dos grupos possui parentes na família Degasperi.
Segundo a professora, a proposta foi muito bem aceita e a ideia é provocá-los para que utilizem a mídia e produzam algo próprio.

O estudante Leandro Peixoto (15) está no grupo do curta e destaca que a história é muito interessante, contando o início da história da produção agrícola. “Dois colegas são netos da família, então vamos para Picada Serra e a equipe está pensando em atuar contando a trajetória deles.” O grupo está organizando os personagens, roteiro e figurino para elaboração do curta-metragem.

Já Luana Rodighero (16) irá realizar junto ao seu grupo um telejornal com base nas notícias sobre agropecuária com foco nas plantações e pequenos negócios. “Queremos realizar um trabalho melhor que o ano passado, na palestra pudemos aprender coisas diferentes, e estamos pensando nas imagens e entrevistas.” Luana admite que é tímida e não gosta de aparecer, por isso pretende ficar na produção ou entrevistas.

A  palestra


Na manhã desta terça-feira, alunos participaram de palestra para saber dados técnicos para a elaboração de um telejornal
 O palestrante convidado a tirar as dúvidas dos alunos e conversar sobre detalhes técnicos do telejornalismo foi o editor-chefe do jornal da TV Univates, Marcus Staudt, que abordou questões de produção, enquadramentos, áudio e captação de imagens para a realização de um trabalho de qualidade.

“É um tema que muitos deles ou a grande maioria não está preparado, por isso é importante uma pré-produção para que os alunos leiam e saibam mais sobre o assunto. A função dos alunos vai ser justamente tentar explicar como funciona a agricultura e confirmar os fatos com os personagens que serão entrevistados.”

Elisabete salienta que seu objetivo como professora é que os alunos trabalhem a informação e se apropriem dela, o que vai tornar esse momento inesquecível. “A minha área é a geografia e para ensinar a elaborar um telejornal existem profissionais como o Marcus que trazem de maneira bem pontual e específica as questões técnicas.”





Quem conversou com os alunos sobre a realização do telejornal, foi o editor-chefe do jornal da TV Univates, Marcus Staudt

Conforme a professora, mesmo que vejam exemplos de programas, precisam de uma aula técnica que contribui para que o trabalho tenha mais credibilidade e visibilidade.

Os 1ºs anos estarão trabalhando assuntos da atualidade como crises da Europa, eleições do Papa, morte de Margaret Thatcher e suas repercussões, entre outros. Os trabalhos devem ser entregues e apresentados até o fim de julho.


Renata Leal

Saiba Mais

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário