quarta-feira, 15 de maio de 2013

Missa e Jantar de Dia das Mães emocionam famílias



Lajeado/RS – Uma noite para ficar na memória e unir famílias. O Jantar das Mães ocorreu no sábado (10) no Ginásio do Colégio Madre Bárbara. O evento contou com a presença de aproximadamente 700 pessoas, entre crianças e adultos, com o objetivo de socializar e integrar as famílias de alunos, professores e funcionários.

A diretora Maria Elena Jacques conta que a festa das mães é o reencontro da família Madre Bárbara, que tem a ação como uma das grandes referências de celebração, contando com a participação de homenagens da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. “Os pais curtem e acompanham, e o que mais nos emociona é a postura e o envolvimento dos alunos.” A diretora destaca que os alunos vibram com a caminhada e admiram o momento religioso, trazendo os pais para a igreja.

Maria Elena observa que a parceria fez com que o resultado fosse positivo.


Funcionários e pais voluntários, a Associação de Pais e Mestres (APM) e o Grêmio Estudantil (GEMBAR) que teve sua primeira ação quando o grupo se empenhou para ajudar e ainda realizou uma homenagem com apresentação de música. “Só posso agradecer a esses momentos maravilhosos que podemos viver junto à comunidade escolar, com muito trabalho baseado em nossa missão.”

O presidente da APM, Lucas Henz, define o jantar do dia das mães como um evento tradicional do CMB, e para que tudo ocorresse da melhor maneira a Associação começou a organizar a festa com um mês de antecedência. “Este evento proporcionou uma integração entre pais, alunos, professores, direção e comunidade, onde todos puderam prestigiar uma belíssima missa com apresentações de alunos e um delicioso jantar seguido de buffet de sobremesa.” O presidente agradece a equipe que colaborou para que este evento fosse um sucesso.

Como presidente do GEMBAR, Letícia Bruxel conta que essa foi a primeira ação concretizada e o Grêmio teve um bom aproveitamento.  “Nos esforçamos bastante e deu para termos uma ideia de que não será fácil, mas estamos unidos, agora aguardando a Gincana e a festa de São João.”

A funcionária responsável pela portaria, Luciana Schneider, também mãe de aluna da Educação Infantil, participou pela primeira vez da janta e diz que a integração com os pais foi ótima. “Na correria diária a gente não pode sentar e conversar, então deu para aproveitar, tivemos uma boa recepção com muito carinho.” Emocionada com as homenagens da filha, Luciana conta que chorou muito. “Não sabia se batia foto ou chorava, até mesmo as crianças estavam chorando.”

Missa antecipou jantar

Antes do Jantar, as famílias foram à Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola em Lajeado, para uma Missa Especial de Dia das Mães. No local, a Missa preparada pela Comunidade Madre Bárbara além da benção e orações do Padre Antônio Puhl, contou com uma homenagem especial realizada pelos alunos e comandada pelo professor Ricardo Petter e a professora da língua inglesa Simone Elisa Faleiro, que ensinou aos alunos a letra de uma música em inglês.

Conforme Irmã Irís Borges, a igreja estava lotada para a Missa especial e contou com muita emoção, além da participação dos alunos que emocionaram os familiares com as homenagens.

O professor de música responsável pela homenagem, Ricardo Petter acredita que a importância é dar sentido a essa data no contexto escolar incentivando as celebrações que priorizam a integração e revelam a valorização dos costumes e tradição da comunidade. “A música deve contribuir para dar sentido a esses momentos e, aproveitando o contexto e o imaginário presente nessas datas, gosto de desenvolver diferentes linguagens e situações de aprendizagem.” Petter acrescenta que essas situações de aprendizagem devem colaborar para que as crianças compreendam a música como algo significativo em sua vida, sendo uma forma de interpretação do mundo e de expressão de valores. A música cantada pelos alunos foi Rock'n'roll lullaby.

A professora e mãe da Ana Júlia do 1º ano do Ensino Fundamental, Kelly Dal Piva afirma que toda a missa foi emocionante e que incentivar as crianças desde pequenas a aprender mais sobre a religiosidade, é fundamental e se perde muito diariamente.  “É bom começar nessa fase que eles são bem pequenos, acaba fazendo com que nos motivemos para a religião, quando elas cantam ou rezam, nos contagiam.”

A coordenadora pedagógica do CMB, Vanessa Ely Delving como faz tradicionalmente todos os anos, levou toda a família para a Missa e Jantar. Para antecipar o Dia das Mães, levou o marido e os filhos, a mãe, o irmão e cunhada e mais os sobrinhos. “Emocionei-me como sempre, esse ano foi o último de apresentações da minha filha, então fiquei ainda mais sensibilizada.” Feliz, a mãe de Vanessa que sempre a acompanha nas confraternizações, dessa vez conseguiu um lugar bem na frente na igreja, o que a fez acompanhar todas as homenagens dos netos ainda mais de perto.

 
 

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara 
Lajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário