segunda-feira, 6 de maio de 2013

Papa Francisco sobre Nhá Chica: "Úno-me à alegria da Igreja no Brasil por esta luminosa discípula do Senhor”


Cidade do Vaticano (RV) – Na conclusão da Santa Missa celebrada nesta manhã de domingo na Praça São Pedro, diante de milhares de fiéis membros de irmandades provenientes de todas as partes do mundo, Papa Francisco rezou a oração mariana do Regina Caeli.

Na sua alocução destacou que naquele momento de profunda comunhão em Cristo, se podia sentir viva no meio de todos eles a presença espiritual de Nossa Senhora. Uma presença materna, familiar, especialmente para quem faz parte das Irmandades.

“O amor por Nossa Senhora é uma das características da piedade popular, que pede para ser valorizada e bem orientada. Por isso, convido a meditar o último capítulo da Constituição do Concílio Vaticano II sobre a Igreja, a Lumen gentium, que fala precisamente de Maria no mistério de Cristo e da Igreja. Ali se diz que Maria ‘avançou na peregrinação da fé’. Caros amigos, no Ano da Fé, deixo a vocês este Ícone de Maria peregrina, que segue o Filho Jesus e precede todos nós no caminho da fé”.

Hoje as Igrejas do Oriente que seguem o Calendário Juliano celebram a Festa da Páscoa e Papa Francisco enviou a esses irmãos a sua saudação:

“Desejo enviar a esses irmãos e irmãs uma saudação especial, unindo-me de todo coração a eles ao proclamar o alegre anúncio: Cristo ressuscitou! Recolhidos em oração ao redor de Maria, invoquemos de Deus o dom do Espírito Santo, o Paráclito, para que console e conforte todos os cristãos, especialmente aqueles que celebram a Páscoa entre provas e sofrimentos, e os guie no caminho da reconciliação e da paz”.

Em seguida Papa Francisco recordou a beatificação de Nhá Chica:

“Ontem no Brasil, foi proclamada Beata Francisca de Paula De Jesus, conhecida como «Nhá Chica». A sua vida simples foi toda dedicada a Deus e à caridade, tanto que era chamada a “mãe dos pobres”. Úno-me à alegria da Igreja no Brasil por esta luminosa discípula do Senhor”.

Papa Francisco saudou ainda todas as irmandades presentes na Praça São Pedro nesta manhã, provenientes de todos os países, e uma saudação especial fez à Associação “Meter”, no Dia das Crianças vítimas da violência.

“Este Dia me oferece a ocasião para dirigir o meu pensamento a todos aqueles que sofreram e sofrem por causa dos abusos. Gostaria de assegurar a eles que estão presentes na minha oração, mas gostaria de dizer ainda com força que todos devemos nos empenhar com clareza e coragem para que cada pessoa, especialmente as crianças, que se encontram entre as categorias mais vulneráveis, seja sempre defendida e tutelada. Uma saudação de encorajamento aos enfermos de hipertensão pulmonar e a seus familiares”. (SP)


Texto proveniente da página da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário