sexta-feira, 20 de abril de 2012

Congregação lança Cartilha do I Seminário sobre Tráfico de Pessoas no RS

Realizado em novembro de 2011, o I Seminário Estadual sobre o Tráfico de Seres Humanos do Rio Grande do Sul, tem sua memória registrada em uma cartilha informativa, produzida pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
Ao longo de 56 páginas, a cartilha traz os registros dos principais painéis realizados durante o evento que reuniu estudantes, agentes sociais, religiosos/as e representes do governo.


Consta na cartilha: panorama internacional e nacional sobre o Tráfico de Seres Humanos, instrumentos legais de repressão ao TSH na perspectiva do direito penal, a realidade  do tráfico no Rio Grande do Sul e a Política Nacional de enfrentamento a essa  prática criminosa.
O I Seminário estadual foi uma iniciativa pioneira das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, inseridas na Rede Um Grito Pela Vida da CRB Nacional,  em conjunto com instituições parceiras do Rio Grande do Sul: Colégio Bom Conselho, Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Faculdade Dom Bosco, Padres Scalabrinianos, Fórum da Assistência Social Não Governamental e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável – IDEST.
 
Irmã Eurides Alves de Oliveira, coordenadora do I Seminário, assina a apresentação da cartilha que disponibilizamos abaixo:
 
Apresentação


A Presente publicação é resultado de reflexões do I Seminário Estadual sobre Tráfico de Seres Humanos, realizado nos dias 04 e 05 de novembro de 2011, com o TEMA: Tráfico de Seres Humanos, um Grito, um Clamor, um Crime e o lema: “Erradicar pela solidariedade na defesa e promoção da vida”. Evento promovido pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, integrante da Rede um Grito pela Vida, da CRB Nacional, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio do Colégio Bom Conselho, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RS, do Ministério Público do Estado do Rio grande do Sul, da Secretaria de Justiça e Direitos humanos do RS, do Fórum Não Governamental da Assistência Social, do IDEST – Instituto de Desenvolvimento Sustentável e da Faculdade Dom Bosco.

O seminário teve como Objetivos:
  • Sensibilizar e socializar informações sobre o Tráfico de Seres Humanos; capacitar multiplicadores, multiplicadoras para ações educativas de prevenção, assistência, intervenção política no enfrentamento desta realidade.
  • Conhecer e discutir a aplicação em nível de Estado do Rio Grande do Sul o II plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos.
  • Fomentar a rede de Enfrentamento do TSH no Estado do Rio Grande do Sul

O registro, mesmo que parcial de sua dinâmica e conteúdo, quer ser um subsídio de memória, repasse de informações, bem como um material pedagógico para ações de sensibilização e prevenção ao Tráfico de pessoas.

Esperamos que a leitura e utilização da mesma contribua de forma significativa para a erradicação desta chaga social, que exige uma opção decidida e inegociável. Um empenho coletivo de todos os atores sociais, sensíveis e comprometidos com a promoção e defesa da vida.

Ir. Eurides Alves de Oliviera, ICM

Nenhum comentário:

Postar um comentário