Iniciou nesta manhã de quinta-feira, dia 12 de março, o encontro anual das Direções ICM, no Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre/RS. Estão presentes cerca de 60 participantes entre Irmãs e colaboradoras/es leigas/os das escolas, hospitais, obras sociais, casas de retiro e pensionatos. Padre Joacir Della Giustina (Josefinos) é o assessor deste primeiro dia e trabalha o tema “Ética e Gestão”. O encontro será encerrado na tarde desta sexta-feira.
A acolhida oficial foi feita pela Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges, que em sua mensagem afirmou que o encontro quer proporcionar o bom gerenciamento da Obra ICM que também é Obra de Deus, como afirmou a fundadora da Congregação, a Bem-Aventurada Bárbara Maix.
A Diretora Geral destacou que todos as Irmã e colaboradoras/es são responsáveis pela vida congregacional e por isso “não trabalhamos separadamente, devemos criar elo”. Destacou ainda que “nossa coração deve estar voltados para o sujeito da missão que é o empobrecido”. Irmã Marlise declarou-se ainda feliz com os relatos que obtém de suas visitas às comunidades onde as Irmãs são presença dentro ou fora do Brasil, onde “se percebe que a presença congregacional faz a diferença”. Por fim, a Diretora Geral desejou que o encontro seja um apoio no cotidiano das obras ICM e que as/os participantes saiam “enriquecidos, com disposição e vigor”.
Nesta primeira manhã, os trabalhos foram abertos com um momento de oração, sob responsabilidade do Colégio Stella Maris, de Viamão. A luz da oitava da Páscoa e da co-responsabilidade nas obras da Congregação, os participantes reuniram-se em grupos para conversar destacar as práticas de Jesus, que também devem permear as ações dentro dos espaços ICM.
O encontro segue com a explanação sobre o tema “Ética e Gestão”, com a assessoria do padre Joacir Della Giustina, que a primeira parte do encontro recordou a missão, visão e princípios da Congregação, atrelado a ética como um jeito de ser. O religioso prosseguirá com o estudo até o período da tarde, onde estão previstas atividades de reflexão em grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário