segunda-feira, 2 de abril de 2012

II Jornada Arquidiocesana de Santa Maria reúne quase 2000 jovens

ACONTECEU - Dia 1º de abril, Domingo de Ramos, Santa Maria foi o palco de mais um momento de protagonismo da Juventude católica - a II Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJU). 

Aproximadamente 2000 jovens, oriundos de todas as paróquias da Arquidiocese, juntamente com várias Irmãs e Aspirantes ICM, participaram de momentos formativos e de integração, no Seminário São José,  embasados pelo lema "Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4). 

Dom Hélio Adelar Rubert, em sua fala de acolhida, destacou: "É a Palavra de Deus iluminando e provocando as decisões nos corações dos jovens. Aqui também vale recordar a regra evangélica que para vinho novo são necessários odres novos (cf. MT 9,17). Cada Jornada é sempre um novo desafio também para novos agentes da Pastoral Juvenil. Essas lideranças não são tanto para resolver questões organizativas ou estratégicas, mas ter uma permanente conversão pastoral. Podemos aplicar para nossa Jornada as palavras do Papa Bento XVI sobre um novo modo de ser cristãos: 'A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um dom imenso para toda a Igreja. Um tempo de graça, no qual a Igreja – nos seus jovens – redescobre o seu rosto jovem, e na sua alegria e entusiasmo juvenil, redescobre a alegria e o entusiasmo da fé”. 

Segundo Bento XVI, nas Jornadas Mundiais da Juventude nasce “um modo novo de ser cristãos', do qual a Igreja e o mundo tanto necessitam.




         Durante o dia foram refletidos o tema da II JAJU, a memário das Jornadas Mundiais da Juventude, a Teologia da Cruz e o protagonismo juvenil.





      Á tarde, em procissão, a juventude, a exemplo do povo que seguia Jesus, aclamou com ramos e cantou a vida, até a Basílica da Medianeira, onde foi celebrada a Eucaristia.



Ir. Camila Dalmolin Hoffmann, ICM
Saiba Mais:

Província de Santa Maria sob a Proteção do Espírito Santo
Rio Grande do Sul
Países: Venezuela, Bolívia, Argentina e Haiti
Blog: icmprovinciasantamaria.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário