segunda-feira, 16 de abril de 2012

Colégio Mãe de Deus Ensina Astronomia na Escola.

O projeto Astronomia na Escola, organizado pelos professores de Geografia, envolvendo também os componentes curriculares de história, ciências e matemática, deu asas a imaginação dos educandos e acesso a construção de novos conhecimentos. 


 
 

O infinito, o tempo, o espaço, estrelas, planetas, constelações, satélites....

“Para conversar sobre tudo isso, não tem que ser maluco não! Basta olhar o céu com atenção, abrir os olhos e também o coração.”

Com o objetivo de compreender os conceitos históricos, geográficos e científicos que envolvem a astronomia e aplicá-los em diferentes situações de aprendizagem, proporcionando um ambiente de estudos diferenciado e interdisciplinar, foi pensado este projeto de estudos que contempla diferentes ações que envolvem o céu e todos os seus astros desenvolvido junto aos educandos da 6ª série do Ensino Fundamental.

Inaugurando o início do projeto realizou-se uma aula prática, com o objetivo de proporcionar um ambiente de estudos diferenciado e interdisciplinar, articular diferentes escalas de espaço e tempo para explicar padrões e processos geográficos, com base na observação dos astros, para identificar, conhecer e diferenciar planetas, satélites, constelações e suas implicações em nosso cotidiano, relacionando teoria e prática em mais uma situação de aprendizagem.

Para realizar essa atividade foi possível contar com a disposição dos educadores, com equipamentos adequados e, ainda e com o novo telescópio, adquirido recentemente pela escola, que proporcionou a observação de astros, como os planetas Vênus e Marte, a Lua e outras estrelas de constelações conhecidas e visíveis no céu de outono, em nossa cidade.

Para conhecer o céu é preciso, além de informações e saberes de diversas áreas do conhecimento, muita imaginação. E imaginação foi o que não faltou para os alunos da 6ª série, que participaram da atividade de estudos e observação do céu, realizada no pátio do colégio no dia 03 de abril de 2012, das 19h às 21h. 

Os educadores que participaram da aula prática ficaram gratificados ao perceber o envolvimento e o encantamento dos alunos, suas emoções, comentários e links que faziam com os estudos realizados em aula e com os conhecimentos e experiências vividas. 

A presença de número significativo de pais que participaram junto com seus filhos desta aula também deu um estímulo maior aos organizadores do projeto, em efetivar as etapas subsequentes com dinamismo e motivação, tornando cada vez mais significativo o ato de aprender.

Sabe-se que desde a antiguidade o céu sempre despertou nos seres humanos curiosidade, magia e fantasia, e por isso muitos cientistas se destacaram no estudo dos astros e seus movimentos , facilitando a orientação, e a compreensão do mundo, bem como a influência destes na vida das pessoas através da astronomia. 

Nesta noite ficou ainda mais evidente que olhar o céu e buscar entender os seus mistérios é ainda uma ânsia do ser humano do século XXI , que, embora viva na era da tecnologia e da informação fugaz e instantânea, ainda se encanta com as estrelas, constelações, astros e demais mistérios que o céu condensa, seja ele adulto ou criança.

Loreni Scaramuzza( Professora de Geografia)

Cleomar Graef (Professor de Geografia) 

Saiba Mais:
 
Colégio Mãe de Deus
Porto Alegre/RS
Site: www.colegiomaededeus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário