sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Momentos significativos da herança de Bárbara Maix

Estamos aprofundando a espiritualidade deixada por Bárbara Maix, especialmente, no ano da sua beatificação. Em cada momento significativo do Colégio Glória (Porto Alegre-RS) temos a oportunidade de conhecer e aprofundar a vida da fundadora e seus ensinamentos, com toda a comunidade educativa: Alunos, Professores, Funcionários e Pais. 
Um dos momentos especiais foi o retiro com os professores, funcionários e Irmãs que estiveram reunidos na manhã do dia 26/06 com o objetivo de animar e significar a vida à luz da Palavra de Deus e da utopia de Bárbara.
 
O tema escolhido para a reflexão do retiro foi “A Santidade em tempos modernos”.
 
O retiro aconteceu nas dependências do Colégio e foi coordenado pela equipe do SPE e assessoria espiritual do Pe. Tarcísio Rech que também presidiu a Celebração Eucarística.
Estiveram presentes 55 educadores e os demais funcionários participaram da Celebração Eucarística.
 
As cartas de Bárbara foram lidas e refletidas durante o café orante.  Cada grupo de convivência destacou as virtudes de Bárbara e como podemos trilhar o caminho da santidade.
 
Foi um momento de recarregar as energias espirituais, fortalecer a unidade e  alimentando a pedagogia do amor que liberta e transforma, a exemplo do Mestre Jesus: “É isto que eu vos mando: que vos ameis uns aos outros.” (Jo 15,17).
 
Celebramos também o tríduo em preparação a beatificação da “Serva de Deus”, as virtudes vividas por ela: fé, esperança e caridade. O momento alto do tríduo foi o 3º dia em que celebramos as virtudes da caridade, perdão e justiça, que também foi um momento de ação de graças pelo dia do educador.
 
Foram desenvolvidos diversos trabalhos com nossos alunos desde a educação infantil até o 3º ano do Ensino Médio com os mais variados temas sobre Bárbara: sua vida, sua missão, cartas, virtudes e principalmente numa perspectiva de ler os acontecimentos e a realidade que nos cerca à luz da Palavra de Deus e do testemunho de Bárbara. O que o nosso tempo tem em comum com o tempo de Bárbara? Todas as produções realizadas com alunos serão expostas em espaço de destaque na Mostra Cultural que acontecerá no dia 20/11/10, nas dependências, do Colégio.

O mundo em que vivemos precisa de muitas “Bárbaras” para ser mais fraterno e humano. “Deus tem grandes planos e, para isto, eu preciso da sua ajuda” (Carta, 1868).
 
Rita de Cássia Ribas Campos
Pela Equipe de Pastoral Escolar

blogbeatificacao@gmail.com

Um comentário:

  1. Incrívcel seu trabalho e como eu o encontro em minhas buscas.

    ResponderExcluir