segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Jornal Diário Gaúcho destaca a Beatificação de Bárbara Maix


O Jornal Diário Gaúcho, de Porto Alegre, publicou matéria nesta segunda-feira (4) sobre a beatificação de Bárbara Maix. A matéria é assinada pela jornalista Roberta Schuler e fotos de Andréa Graiz. O Blog Pró-Beatificação disponibiliza a informação e o link.
 
Segue:



Bárbara Maix: Uma beata da Capital


No mês que vem, Porto Alegre terá sua primeira beata. A freira Bárbara Maix, que fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, não nasceu na Capital, mas foi aqui que ela realizou boa parte de sua obra. A cerimônia será no dia 6 de novembro, no Gigantinho, e será aberta à comunidade. Este é o último passo antes de ela se tornar santa.
 
– Vivemos numa carência de referenciais. Ela é uma mulher que pode contribuir como um bom exemplo – afirma a irmã Eurídes Alves de Oliveira, que integra a equipe do processo de beatificação.

Nascida em Viena, na Áustria, Bárbara foi expulsa de seu país por conta da perseguição política e veio para o Brasil em 1848. Após um ano, assumiu a educação de jovens pobres no Rio. Depois de passar por Pelotas, veio para Porto Alegre, onde  acolheu crianças da Roda dos Expostos da Santa Casa (onde eram deixados filhos recém nascidos rejeitados), comandou asilos, orfanatos, pensionatos e escolas da congregação.


Irmã Leonilde e a imagem da bem-aventurada - Andréa Graiz /DG

Foram 14 anos de trabalho na Capital. Processo teve início em 1993.  A religiosa morreu em 1873, aos 55 anos, vítima de problemas respiratórios.
 
– Ela tinha personalidade forte, mas era terna, humana e sensível ao sofrimento dos pobres – acrescenta a irmã.
O processo de beatificação teve início em 1993. O milagre – uma das exigências para ela tornar-se beata – atribuído a ela aconteceu em Caxias.

Para conhecer Bárbara Maix
Foi inaugurado em 2007, na Capital, o Memorial Bárbara Maix. No local há objetos pessoais da religiosa e é possível conhecer mais sobre sua história.
 
Segundo a irmã Leonilde Trevisan, responsável pelo museu, o memorial recebe visitas de grupos mediante agendamento. Contatos pelo telefone 3311-8364, ou pelo e-mail contato@memorialbarbaramaix.com.br.

Oração
Deus, Pai de bondade e misericórdia, que escolhestes Bárbara Maix para cumprir sempre e em tudo a Vossa Vontade, especialmente junto aos mais necessitados, concedei-nos, Vós que concedei nossas esperanças e sofrimentos, a Graça de que tanto precisamos... Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. Imaculado Coração de Maria, rogai por nós! Venerável Bárbara Maix, rogai por nós!

A festa
O papa Bento 16 acolheu a sugestão do bispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, e definiu que Bárbara Maix será declarada beata (ou bem-aventurada).
 
Os restos mortais de Bárbara estão em Porto Alegre, e a Capital é a sede geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Daqui são coordenadas atividades em todo o Brasil e também na Itália, Moçambique, Paraguai, Haiti, Venezuela, Bolívia, Argentina e Estados Unidos. Representantes desses países estarão presentes na cerimônia de beatificação.

No dia 6 de novembro, a partir das 13h30min, haverá apresentações artísticas e às 15h30min tem início a celebração eucarística.

O menino se salvou
Em julho de 1944, Onorino Eckert, que tinha quatro anos, se aquecia em frente ao fogo com os irmãos quando uma panela de água fervente caiu sobre ele. O menino teve graves queimaduras. Com convulsões e o corpo virado em chagas, os médicos disseram que apenas um milagre o salvaria.
 
Uma das irmãs do Imaculado Coração de Maria deu início a uma novena invocando a intervenção de Madre Bárbara Maix. A criança foi se recuperando até que ficou completamente curada, e o corpo sem cicatrizes.

De acordo com a irmã Eurídes, Onorino, 69 anos, virá a Porto Alegre para a cerimônia de beatificação.

O caminho para se tornar santo
Os bispos têm autoridade para dar início ao processo.
 
O postulante recebe o título de Servo (a) de Deus quando a causa é iniciada. No caso de Bárbara, desde o dia 19 de junho de 1993 (dia da festa do Imaculado Coração de Maria). Esta é a primeira de quatro etapas.
 
A igreja passa a examinar sua vida e obra. No próximo passo, o candidato a santo recebe o título de Venerável, quando constatado que ele se destacou por suas virtudes cristãs (fé, esperança, caridade, fortaleza, prudência, justiça, pobreza, caridade, obediência). Neste estágio, está autorizado rezar para ele pedindo graças. Bárbara Maix foi declarada Venerável no dia 3 de julho de 2008.
 
Após a confirmação de um milagre obtido pela intercessão do venerável, o candidato obtém o título de Beato.
Após comprovado um segundo milagre, ele receberá o título de Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário