quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Há 166 anos iniciava a grande viagem de Bárbara Maix


“Quem quiser,  que me siga”
Bárbara Maix, 1848

No hoje da história, recordamos o dia 18 de setembro de 1848. Há 166 anos, Bem-Aventurada Bárbara Maix e suas 21 companheiras deixavam a Áustria em direção ao Rio de Janeiro, no Brasil, para concretizar o grande sonho: fundar a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A bordo do navio Merck, a viagem levaria 52 dias.

Trechos registrados no livro “Documentário”:

“Foram perguntar ao comandante do Merck  se a embarcação seguiria para a América do Norte e se podia levar 25 passageiros. O comandante respondeu que viajava para o Brasil e, se quisessem, podia levar todos... vendo nisto um aceno da providência divina, Bárbara e o Pe. Pöckl resolveram viajar nesse barco”

“O barco Merck desfraldou as velas com vento favorável. O comandante do barco, apesar de ser protestante, mostrou-se atencioso. Pôs-lhes à disposição uma sala onde foi improvisado um altar. O Pe. Pöckl celebrou aí missas todos os dias, exceto durante a tempestade... e as animava a terem fé na Providência Divina a respeito de tudo o que as aguardava no longínquo Brasil”

Nenhum comentário:

Postar um comentário