segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Alunos do Colégio Madre Bárbara vencem Concurso da Univates

A emoção tomou conta dos alunos e professores do Colégio Madre Bárbara nessa noite de sexta-feira (26). O I Concurso Regional de Vídeo-Oratória e I Festival Regional de Cinema e Literatura da Univates premiou o CMB nas duas modalidades. Pelo júri técnico e popular com o tema “O poder da Leitura”, a vencedora do Vídeo-Oratória, representando alunos dos 1ºs anos do Ensino Médio, foi a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Ana Letícia Marques.
O júri técnico e popular do Festival de Cinema também elegeu como melhor curta, na categoria dos 2ºs anos, “O Homem Trocado”, de Luis Fernando Veríssimo, elaborado pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio. O mesmo grupo também foi premiado como melhor roteiro, escolhido por professores da instituição antes do evento.
A Coordenadora do I Festival Regional de Cinema e Literatura, professora da Univates, Rosiene Haetinger, garante que os vídeos superaram as expectativas. “Gostei muito da qualidade dos vídeos e da adaptação de cada um, eles não só colocaram a crônica, mas criaram muito em cima, o que foi interessante.” A professora conta que percebeu a inovação no recurso técnico quando utilizaram a câmera de diversas maneiras e alguns não utilizaram falas, apenas trilhas sonoras.

A professora que deu início ao Festival de Cinema do CMB, Grasiela Bublitz, é coordenadora do I Concurso Regional de Vídeo-Oratória e afirma que suas raízes vieram da escola, o que a incentivou a dar sequência nos projetos. “Fiquei muito feliz com a participação das escolas que levaram professores e alunos. A cada ano queremos expandir e semear para aumentar cada vez mais o Festival.” Segundo a professora, a universidade deseja auxiliar as escolas, os ensinando a mexer com tecnologia e apresentar os vídeos com clareza.”

CMB orgulhoso

Vitorioso nas duas modalidades, o Colégio Madre Bárbara esteve representado pelos alunos e professoras coordenadoras do Projeto Judite Schmatze Ingrid Feldens, além da diretora Maria Elena Jacques. Para a coordenadora do Festival de Vídeo-Oratória do Madre Bárbara, é satisfatório levar o nome da escola para outras instituições.
Judite salienta que a ganhadora do júri técnico e popular não havia sido premiada nas modalidades do CMB, mas após a escolha foi incentivada a regravar e melhorar. “Ela estava com simulados e preparação de trabalhos, mas mesmo assim quis melhorar e foi um aprendizado para ela. Como professora, sinto orgulho de meus alunos, que buscam aprender e melhorar a cada dia.”

No decorrer dos vídeos, as lágrimas escorriam do rosto da coordenadora do Festival de Cinema do CMB, Ingrid, que afirma que entre idealizar e concretizar os vídeos houve muito trabalho. “Escolhemos o texto, adaptamos, selecionamos as trilhas, analisamos e corrigimos. Mas assistir no I Festival de Cinema Regional da Univates foi no mínimo diferente, pois estava como espectadora, sem poder esquecer que fui coordenadora da atividade.”

A professora conta que se sentiu tensa durante a veiculação dos vídeos, mesmo com a convicção do excelente trabalho realizado. “Estava confiante, mas nervosa, e o resultado foi a certeza de que estamos no caminho certo.” Emocionada, Ingrid agradece os alunos e os parabeniza. “Eles merecem todos os louvores."

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara Maix
Lajeado - RS
Site: www.madrebarbara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário