segunda-feira, 19 de março de 2012

Manaus/AM: Comunidade Bem-Aventurada Bárbara Maix celebra aniversário de fundação

Completando um ano de fundação e missão, as Irmãs que integram a Comunidade Bem-Aventurada Bárbara Maix, em Manaus/AM, destacam os avanços surgidos destes primeiro contato com a região norte do Brasil. Fundada no dia 17 de março, data em que se lembra a morte e ressurreição de Bárbara Maix, as Irmãs relembram a  finalidade específica da comunidade que é a ação de prevenção ao Tráfico de Pessoas. Dentre as ações realizadas, destacam-se a integração com a vida religiosa local e a participação nas atividades e grupos onde o assunto é pertinente.

Confia a mensagem na íntegra:
Comunidade Bem-Aventurada Bárbara MaixUm ano de fundação e missão
17 de março de 2012


Nossa missão é grande, por isso precisamos de grandes virtudes,
de um coração magnânimo, grande fé,
esperança e amor,
todas as virtudes do mais alto grau.

Bárbara Maix

A missão assumida por Bárbara Maix se estende na presença de cada Irmã que se insere na missão da defesa e promoção da vida. Neste ano de 2012, especificamente no dia 17 de março, celebrar a passagem de vida de Bárbara ganha um novo significado: o de celebrar o primeiro ano de fundação da Comunidade Bem-Aventurada Bárbara Maix, em Manaus.
Fazer memória deste primeiro ano, é mergulhar na vida do povo amazonense, no processo de inculturação que a missão requer de cada uma de nós. Foi um ano perpassado pelo olhar, de conhecer a realidade e, aos poucos, da inserção necessária para os passos sejam dados.
Entender a Amazônia sob a perspectiva da sociodiversidade já é um grande desafio, uma complexidade. Bem maior é o desafio de compreender a condição da mulher amozonida neste contexto. Nesta realidade, fomos dando os primeiros passos tentando entender esta realidade que, aos poucos, fomos nos aproximando e assumindo com algumas atividades que foram realizadas durante o ano. Destacamos:
 
  • Visibilização do problema do Tráfico de Pessoas: abrangendo cerca de 20.000 pessoas diretamente, através de coletas de assinaturas para a Campanha da Fraternidade Sobre Tráfico de Seres Humanos (aproximadamente 5.500 assinaturas);
  • Reuniões mensais do grupo de Reflexão da Rede Um Grito pela Vida de Manaus
  • Integramos o Comitê Estadual e o núcleo de Enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes;
  • Participação no Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos;
  • Participação no lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes;
  • Atividades do Dia 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao abuso e  exploração sexual de crianças e adolescentes;
  • Parceria com a Rádio da Arquidiocese Rio Mar, sensibilizando quanto a Semana de Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;
  • Acompanhamento aos Imigrantes Haitianos.
  • Participação no comitê Pró-copa 2014;
  • Sensibilização sobre a temática do TP em oito escolas e diversas igrejas católicas e não católicas;
  • Articulação com grupos, entidades, Universidade e outros

Agraciadas pelo amor de Deus que conduz nossos passos e  nossa missão, na certeza e esperança de estarmos contribuindo na prevenção e erradicação do tráfico de pessoas, nossa gratidão, preces e orações a cada Irmã que comunga nossa missão.


Comunidade Bem-Aventurada Bárbara Maix
Integram a Comunidade Bem-Aventurada Bárbara Maix as Irmãs: Santina Perin, Fabiana Mânica, Celina Lóh e Roselei Bertoldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário