quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Instituto São Benedito realiza Retiro: Uma postura de reflexão para ação

No dia 01 de agosto de 2011, na Obra Social Instituto São Benedito (POA), realizou-se o retiro de educadores, funcionários e Irmãs. Com participação, generosidade e alegria Irmã Gentila Richetti dinamizou o momento de formação, reflexão pessoal e profissional abordando o tema: Mística e Espiritualidade, Imaculado Coração De Maria no cotidiano da missão.
Tendo como missão e desafio constante acolher, cultivar e valorizar o ser humano como pessoa; respeitar a individualidade e a realidade das crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias buscamos como equipe neste dia refletir, viver o conteúdo do Projeto Educativo, a mística de nossa fundadora Bárbara Maix para contribuir na formação de cidadãos conscientes de direitos e deveres, articular iniciativas transformadoras e ocupar o espaço social de forma justa, fraterna e humana.

Quando salientado nossa fundadora, destacamos que a fala se baseia na razão afetiva, isto é, a partir do que sentimos em nosso coração, o que nos anima para a promoção da vida, para o fortalecimento da esperança, por isso, não dizemos fundadora da Congregação e sim, nossa enquanto leigos, irmãs, alunos e comunidade. A mística, mistério escondido e revelado, tal qual a grandeza de sua história, suas inspirações, crenças e desejos de fazer a diferença passa dia-a-dia a contagiar grande parte dos envolvidos no processo educacional, pertencentes às obras do ICM.

Irmã Gentila Richetti
Por mais que tenhamos discutido, aprofundado, lido, participado de encontros, eventos com o tema: Mística, nunca nos satisfazemos no todo. Sempre há uma novidade, inovação, elemento que exige sabedoria para trabalharmos na missão.

Com o grupo responsável pela oração, iniciou-se o retiro com a acolhida através da técnica das velas, acompanhada pela canção: “Conservai as vossas lâmpadas acesas”. Finalizou-se a oração com leitura do evangelho de Mt 5,14-16, na qual sinalizou: “Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa”.

Assim, pensava Bárbara Maix, sensibilizada diante da realidade e diferenças sociais, necessidades humanas. Tinha uma visão profunda e ampla em relação aos menos favorecidos. Caminhar com as lâmpadas acesas é um apelo, fervor para que os frutos da espiritualidade: paz, amor, alegria, paciência, bondade, fidelidade, mansidão, generosidade e domínio próprio mantenham-se iluminados.

Irmã Gentila Richetti durante o retiro, não só estimulou o grupo a pensar como também indagou, questionou sobre a força interior de cada um, orientação existencial, história pessoal, o que certamente impulsionou a reflexão, de forma crítica. Ratificando esta visão, em uma de suas cartas Bárbara (1869), dizia:

“Assim como o corpo só recebe o seu vigor, porte, feição e beleza, quando todos os membros se ajudam reciprocamente, assim também uma comunidade religiosa só alcança sua beleza, seu vigor e poder, quando o amor fraterno impulsiona os membros a doarem-se mutuamente”.

Questões como: O que nos dá ânimo? O que nos sustenta? Minha fé é convicta a ponto de promover um estilo de vida carregado de esperança? A nossa atuação na educação, a que leva? Como é alimentada a mística e a espiritualidade no Instituto São Benedito? Conduziram o momento individual, introspectivo de cada um.

Acolhidos em um cenário com flores, velas, quadro da fundadora Bárbara Maix e bíblia, símbolos estes pertencentes no dia-a-dia da nossa missão, o grupo foi convidado a partilhar seus registros, atuação, alimento da mística e espiritualidade espontaneamente. Este, certamente foi um dos momentos mais emocionantes do retiro, pois além de cada um perceber a importância do seu papel na instituição e a nível da Congregação, simplesmente agradeceu a Deus, a Bárbara Maix e as irmãs por pertencer a uma obra da Congregação.

Enfim, finalizou-se o retiro com leitura do texto: Testemunho da Madre Jacinta, companheira de Madre Barbara Maix e com o clip: maravilhai-vos. Todos foram abençoados, após um dia de estudo e reflexão com a celebração eucarística presidida pelo frei João Carlos.

Desde já, agradecemos a todos envolvidos no processo, pela oportunidade de formação, crescimento, vivências e experiência de estar só consigo mesmo, silenciar se faz necessário. È importante deixar-se possuir pelo amor, para assim poder doar.  

Ana Paula Geremia
Educadora - Instituto São Benedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário