domingo, 7 de agosto de 2011

Irmãs e leigos presentes na 12ª Romaria da Terra e da Água no Piauí

Nos últimos dias 30 e 31 de julho, 2011 a Sociedade Cristã Piauiense se reuniu para concretizar pela 12ª vez, um dos mais expressivos eventos religiosos do Estado: a Romaria da Terra e da Água do Piauí, realizada na Cidade de Campo Maior.
 
Com o tema, “Salvar a Terra e a Água é salvar a Vida” nós romeiros/as marchamos em comunhão com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é “Fraternidade e a Vida no Planeta” a fim de refletirmos em sociedade a perspectiva de uma mudança de nossas atitudes diante do desrespeito e do descaso com a nossa Mãe Terra que “Geme em dores de parto”.

O Evento que é abraçado por todas as Dioceses do Piauí, iniciou com Seminários Temáticos divididos por toda a cidade, foram 6 seminários. A Arquidiocese de Teresina discutiu as questões de Mobilidade Humana. Em seguida os romeiros saíram em procissão para um dos momentos mais esperados da XII edição do evento, o abraço do Açude Grande de Campo Maior, como gesto de denuncia a não preservação de um dos cartões-postais da cidade. Quando a corrente humana se uniu de ponta a ponta do Açude, O Bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Eduardo Zielski, flutuou sobre o Açude com a ajuda de uma lancha, trazendo em suas mãos o grande Padroeiro Santo Antônio, neste momento de contemplação da Beleza da Natureza nos sentíamos abençoados (as) por todos os Santos e Santas de Deus e fortalecidos pelo Espírito Santo, para continuar marchando por nossa Mãe Terra.

Em seguidas continuamos em caminhada até a praça central, onde lá ao som de muitos cantos de louvor a Deus e a Natureza nos preparamos para o inicio da Tribuna Livre que discutiu questões relevantes as questões da contemporaneidade relacionadas à vida no planeta. E para encerrar a noite com chave de ouro, os romeiros acolheram de baixo de uma chuva de aplausos e gritos o Poeta, Cantor e Compositor Cearense, Zé Vicente, que cantou desde o seu primeiro sucesso que em 2011 completa 30 anos, “Povo Novo” até sucessos mais recentes do seu mais novo CD. Zé Vicente simplesmente encantou a todos e através de suas canções nos levou a refletir nossa caminhada pastoral, e nossa ação social na vida como um todo, sem dúvidas este foi o segundo momento onde revigoramos nossas Esperanças e Motivação para continuar em missão na defesa do reino de Deus.

Fim de Show, fim de noite, mais no segundo dia, antes do Sol nascer, todos levantamos de nossas camas, redes e voltamos à praça central para o momento mais solene de toda a romaria, a Santa Missa, presidida pelo Bispo de Campo Maior, contando com a Presença de Dom Sergio da Rocha, arcebispo Eleito da Arquidiocese de Brasília e atual administrador apostólico da Arquidiocese de Teresina e Dom Pedro Brito, Arcebispo de Palmas-TO, e os demais Bispos do Piaui, Todos presentes. Com a Celebração Eucarística pela terceira vez romeiros e romeiras puderam renovar sua Fé com o Cristo na Hóstia Consagrada.

Ao Som do hino da XII Romaria da Terra e da Água, nós romeiros (as), seguimos para nossas casas, cheios de Esperança e com o Espírito iluminado pelo calor dos milhares de corações que pulsavam alegremente pela luta em Defesa da Terra, da Água, da Vida. Nestes dois anos que faltam para a próxima romaria, a lição que fica é cantar a todos o que repetimos em coro durante a festa em Campo Maior:

“Unamos forças em nossa comunidade, Viva o Campo e a Cidade, Viva a terra em harmonia.

 
 
 
/: Salvar a Terra, salvar a água, salvar o planeta, salvar a vida.:/

Iago Menor

Leigo ICM

Província de Teresina 
sob a Proteção de Cristo Libertador
Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Tocantins
Blog: http://provinciacristolibertador.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário