quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Lajeado/RS: Sobras de adesivos são explorados através da arte

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Madre Bárbara tiveram aula com um professor diferente. O convidado foi o artista plástico Alessandro Cenci que os ensinou sobre os materiais descartados que podem ser reutilizados para a arte. Em uma aula prática, com sobras e retalhos de adesivos, as crianças criaram um mosaico sobre a liberdade, utilizando a obra dos pássaros do artista Henri Matisse.

A professora Luciane Abreu destaca que a arte tem sido trabalhada com os alunos desde o início do ano. Com o tema da Campanha da Fraternidade - “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, também tema da Mostra Pedagógica 2014, que ocorre na próxima sexta-feira (17), a professora ensina aos alunos sobre a arte e a proposta de liberdade que ela proporciona. “Quero ensiná-los sobre a libertação da arte, através da expressão e da criação. Trabalhei durante o ano com artistas contemporâneos para trazer a proposta da arte, e o Alessandro é um artista local que trabalha com uma concepção diferente, através do reaproveitamento.”

Luciane conta que acabou unindo os mosaicos com adesivos e a reutilização do lixo.  “Ficou lindo, foi um trabalho muito produtivo e fiz com que entendessem que a arte não é feita de um dia para outro, mas um processo, também trabalhando atividades em grupo e o respeito de opiniões.”

Do lixo à arte
O artista plástico Alessandro realiza um trabalho baseado no reaproveitamento do adesivo, que é um material descartado nas empresas e se torna um lixo que não se deteriora facilmente. Cenci também produz trabalhos com sucata, tecidos e lonas, buscando todo o tipo de material que pode ser reaproveitado. “A arte se faz com qualquer coisa e não necessariamente precisa vir de um pintor com tela e pincel, mas materiais que possam ser acessíveis para todos.”

Com as crianças do Madre Bárbara, o artista mostrou duas diretrizes: a do consumo deliberado de diversos materiais que gera resíduo e uma solução para esse lixo que pode tornar-se uma arte poética.
 

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário