sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Sarau Artístico promove talentos

Na noite dessa segunda-feira (29) foi a estreia do V Sarau Artístico – Um show de talentos musicais do Colégio Madre Bárbara com as apresentações dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental ocorreram no turno da noite no Salão de Eventos. Com o objetivo de valorizar a integração das crianças e proporcionar o desenvolvimento da expressão musical e criatividade, o evento descobre talentos a cada ano. As apresentações seguem nas noites dessa terça e quarta-feira.

O coordenador do projeto, educador musical Ricardo Petter, afirma que o mais importante é incentivar a integração das turmas e alunos. “Queremos poder ver a expressão musical, a criatividade, desenvolver autoestima e autoconfiança, já que os alunos se envolvem ao máximo.” Petter admite ser prazeroso organizar o evento, por observar o carinho e envolvimento das crianças. “São em eventos como o Sarau que conseguimos captar os talentos às vezes escondidos. Trazemos eles para o palco e valorizamos muito o aspecto coletivo, aliado aos processos da musicalização.”
O professor destaca também que o Sarau Artístico auxilia na construção dos valores, quando é realizada uma triagem desde a escolha da música. “Nesse ponto, as professoras e eu também ajudamos a educar, avaliando o melhor repertório. Mas a participação das professoras é essencial, sempre com um trabalho conjunto.”

Uma das responsáveis por esse trabalho coletivo é a professora do 5º ano, Juciane Sehn, que prepara os alunos para as últimas apresentações dos Anos Iniciais. “Auxilio o encerramento de uma etapa e início de outra, é um processo que se encerra, mas sempre com grandes aprendizados, pois percebemos evolução e crescimento dos alunos.” 

Juci afirma que o desafio de ajudar no amadurecimento não é fácil, mas é gratificante fazer com que amadureçam e que estejam preparados. “Eles chegam no fim do ano com outras características e uma ótima postura.” De acordo com a professora, no Sarau é possível observar diversas habilidades que não se percebe em sala de aula. “Na sala não observamos essa desenvoltura oral, corporal e expressão, e nas apresentações percebemos os lindos talentos que eles tem.”

Nova na escola, esse ano a professora Patrícia Krug do 4º ano do Ensino Fundamental, conta que seu coração foi forte e segurou as lágrimas. “Foi muito emocionante, fiquei nervosa junto com as crianças, mas o resultado foi ótimo.” Na escolha das músicas a turma, muito unida, resolveu se apresentar junto. Os repertórios foram escolhidos com músicas alegres. “Trabalhamos muito essa questão de mostrar a alegria, afinal nosso lema em sala de aula é ir feliz para a escola e voltar assim.”

Plateia quer “bis”

E quem vibra e auxilia na torcida é a comunidade escolar, sempre presente nas apresentações. A mãe da aluna Luísa do 4º ano do Ensino Fundamental, Ivete Weiss, conta que participa do Sarau como espectadora desde quando sua filha estava na pré-escola. “Achei muito criativo, as apresentações cada vez despertam mais o lado artístico.  O Sarau os incentiva a perderem a vergonha e serem despachados.” A mãe conta que sente-se feliz ao ver que o CMB possibilita essas motivações.

O pai de Cauê do 4º ano do Ensino Fundamental, Gilmar Hoffmann, conta que seu filho participou do Sarau pela primeira vez esse ano. “Viemos de Serafina Correia, nunca tinha participado de um evento tão grande em nenhuma escola.” Hoffmann afirma que a apresentação desenvolve a criança para a interação em sociedade, principalmente por seu filho ser novo na escola, o auxiliando na adaptação com o grupo.  

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário