quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Juventude e alegria – somos missionários também!


É isso mesmo! Juventude missionária é possível? O questionamento nos leva a colocar o jovem na arena do poder. É necessário olhar para a juventude na sua totalidade: envolvidos/alienados, comprometidos/descompromissados, revolucionário-apáticos, tristes/alegres. Essas categorias nos fazem refletir sobre o protagonismo juvenil positivo ou negativo, mas dentro do contexto histórico e conceitual em que eles vivem.

Para tanto, a experiência que estamos desenvolvendo com os jovens no Colégio Nossa Senhora da Glória nos forja a romper com estruturas que impedem ações e nos leva a promover atitudes missionárias. 

Uma vez por mês, o grupo de alunos voluntários sai para a ação. O compromisso assumido pelos voluntários são com as crianças do Instituto São Benedito, no bairro Belém Velho, Osicom, no bairro Passo das Pedras, Casa de Repouso São Francisco do Amparo Santa Cruz,  também no bairro Belém Velho e Casa Geriátrica Monte Líbano, no bairro Glória. 

 

Os voluntários escolhem o grupo com o qual querem doar-se. É interessante notar que a escolha se dá com crianças e idosos e cabe aqui uma reflexão em torno da vida que começa e da sua finitude. O encontro de gerações provoca questionamentos sobre o valor da vida e o cuidado que precisamos ter para cultivar esta vida e que seja plena de sentido.

Assim, nossos jovens quando estão com as crianças se doam e desencadeiam nas crianças alegria ímpares e quando estão com os idosos, se doam integralmente com sensibilidade e respeito. É louvável a atitude de carinho, respeito e alegria com que nossos jovens atuam com os idosos. Nas tardes em que visitam os idosos, eles transbordam de alegria, fazendo com que eles extravasem alegria, que em muitos parece está adormecida.

Parafraseando dom Hélder Câmara, o único evangelho que muitas pessoas vão ter, é nossa alegria pela vida. Crianças e idosos são contagiados com a alegria dos nossos jovens que saem do seu universo para o encontro com gerações. E isto é ser missionário (a)!

 
 
 
 
 
 

Rita de Cássia Ribas Campos
Coordenadora de Pastoral

Colégio Glória
Porto Alegre - RS
Site: www.colegiogloria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário