quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Papa Francisco: A Igreja é apostólica quando reza e anuncia Jesus. Fechada em si trai a sua identidade

A Igreja é apostólica quando reza e anuncia Jesus. Fechada em si trai a sua identidade – o Papa Francisco na audiência geral

Foi um belo sol de Outono e uma multidão de largas dezenas de milhares de peregrinos que acolheram o Papa Francisco para esta audiência geral na Praça de São Pedro:

“Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professar que a Igreja é apostólica significa sublinhar o laço constitutivo que Ela tem com os apóstolos, com aquele pequeno grupo de doze homens que Jesus um dia chamou para estar consigo, chamou-os pelo nome, para que ficassem com Ele e para os mandar a pregar.”

E o Papa Francisco recordou o essencial da função de um apóstolo como o são os bispos, que devem, acima de tudo, rezar e anunciar.

Quando rezamos o Credo, professamos que a Igreja é apostólica. Podemos entender a apostolicidade da Igreja em três sentidos: Em primeiro lugar, a Igreja é apostólica porque está fundada sobre a pregação dos Apóstolos, que conviveram com Cristo e foram testemunhas da sua morte e ressurreição. A Igreja, diz o Papa, não se baseia numa ideia ou filosofia mas no próprio Cristo.

“A nossa fé, a Igreja que Cristo quis, não se baseia numa ideia ou numa filosofia mas no próprio Cristo.”

Em segundo lugar, a Igreja é apostólica, porque Ela guarda e transmite, com a ajuda do Espírito Santo, os ensinamentos recebidos dos Apóstolos, dando-nos a certeza de que aquilo em que acreditamos é realmente o que Cristo nos comunicou.

“A Igreja guardou ao longo dos séculos este tesouro precioso que é a Sagrada Escritura, a doutrina, os Sacramentos, o Ministério dos Pastores, e assim podemos ser fieis a Cristo e participar na sua própria vida.”

E o Santo Padre recordou ainda que Jesus Ressuscitado está hoje aqui conosco…

Em terceiro e último lugar, podemos dizer que a Igreja é apostólica porque é enviada a levar o Evangelho a todo o mundo. De facto, a palavra apóstolo significa “enviado”. Esta é uma bela responsabilidade que somos chamados a redescobrir: a Igreja é missionária e não pode ficar fechada em si mesma.

“Insisto sobre este aspecto da missionariedade, porque Cristo convida todos a irem ao encontro dos outros, envia-nos, pede-nos de nos colocarmos em caminho para levar a alegria do Evangelho!”

Desta forma, o Papa Francisco apelou para a que todos os cristãos sejam missionários como os apóstolos, não ficando fechados nas suas igrejas e sacristias mas saindo para o mundo para anunciar o Evangelho.

No final da audiência o Santo Padre saudou também os peregrinos de língua portuguesa presentes na audiência, especialmente os portugueses da paróquia do Olival e ainda os fieis brasileiros de São José dos Campos, Santos e São Paulo. 


 Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário