quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Canto e Liturgia em Palmas, no Tocantins!

Foi de 4 a 6 deste outubro de 2013 o nosso Encontro de Liturgia e Canto na Arquidiocese de Palmas, a convite de Dom Pedro Brito Guimarães, muito empenhado por uma Liturgia bela e digna do Mistério da Fé que celebramos. Este foi o terceiro ano da realização do encontro, sempre na Faculdade Católica do Tocantins, com a generosa acolhida de sua diretora, Clarete de Itoz, também da Equipe organizadora, juntamente com Pe. Eduardo Zanom e outros membros.
Este ano, além da minha assessoria, contou com a presença do Pe. José Carlos Sala, assessor de música litúrgica da CNBB, vindo de Brasilia. Ficou ele mais com a reflexão e  a formação litúrgica, enquanto que eu ensinei novo repertório de cantos, sobretudo para a Celebração Eucarística. Também o próprio Dom Pedro, compositor sobretudo de cantos missionários e vocacionais, ensaiou seus belos cantos com os participantes. O ponto culminante foi a Celebração da Eucaristia, no final da manhã do domingo, encerrando o encontro.

O número de participantes poderia ter sido bem maior... Mas os que participaram, certamente saíram enriquecidos, com um bom repertório de músicas litúrgicas e muitas orientações para ajudar as comunidades a bem celebrar os mistérios da nossa salvação. Pois nosso bonito e importante ministério litúrgico-musical não tem outra finalidade senão sustentar com arte a louvação do povo. É bom sempre lembrar que somos “discípulos e servidores da Palavra, na missão da Igreja”, conforme o Documento 97 da CNBB, que vale a pena ser conhecido, refletido e colocado em prática por todos...

Obrigada, querido Dom Pedro Brito, por mais esta experiência de fé e de vida!

Irmã Miria Kolling 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário