sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Escola Pio XII: Homenagem ao Mestre

Oração com Professores – “Dia do Mestre”

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais.”


 
 


Queridos mestres, educadores do Imaculado Coração de Maria, da Escola Pio XII. A nossa homenagem é a oração. Agradecer e pedir a Deus por cada um de vocês.

A Palavra de Deus anunciada e o coração plasmado pela graça que transforma nos faz acolher a Bíblia como sinal de presença, força de vida e salvação entre nós:  Leitura de Mt 5, 13-16

      O Evangelho faz o apelo de sermos sal e luz onde estamos: na vida dos alunos e de suas famílias, junto com a própria família, com os amigos, nas diversas situações em que nos encontramos.


     O sal e a luz nos remetem ao sabor e olhar mais apurados, ao ciclo dos sentidos. É na experiência sensível que também percebemos e sentimos o mundo. Sentir o sabor e iluminar a nossa vida nos coloca em um novo ciclo das experiências, realizações, convivências, lutas.
      Vamos embarcar no trem da história, refletindo sobre um novo ciclo, sem pressa...

Oração de São Francisco
Diz, a Igreja: “ o coração indica que o primeiro ato, pelo qual se chega à fé, é dom de Deus e ação da graça que age e transforma a pessoa até o mais íntimo dela mesmo”.
 São Francisco de Assis, religioso e educador da ecologia, nos inspira a Paz.

Neste Ano da Fé, a Igreja diz que: “Professar com a boca indica que a fé implica um testemunho e um compromisso públicos. Crer não é um fato privado. A fé é decidir estar com o Senhor, para viver com Ele...  Exige também assumir a responsabilidade social daquilo que se crê.”  


São Francisco professou a sua fé na paz. Por ela viveu, se comprometeu e testemunhou.

Eu creio... Profissão de Fé
Qual é a fé que professamos? Que por ela vivemos? Nos comprometemos? E testemunhamos?

Credo (Milton Nascimento - PP)
O evangelho de Lucas nos colocou na missão de sermos sal e luz. O dom de Deus e a ação de sua graça fortalece a fé. A paz nos concretiza para uma disponibilidade de quem crê. Como educadores, cremos em Deus num mundo concreto, numa história que nos mobiliza. Rezemos a Deus, para que a nossa oração do credo, Eu Creio..., transcenda e encontre com as lutas, manifestações genuínas e justas, de todos os educadores:



 

HOMENAGEM AO DIA DO MESTRE

    Os médicos, engenheiros químicos e funcionários da apple que me perdoem, mas não existe profissão mais valiosa do que a de ser professor. Vocês são, simplesmente, responsáveis pelo caminho que cada aluno irá percorrer em sua vida. São os verdadeiros super heróis do século XXI.

    Vocês corrigem centenas de provas todos os dias, aguentam alunos sem noção, trocam aquela noite especial com a namorada só para planejarem a aula do dia seguinte; recebem um pouco mais de um salário mínimo, tomam bomba na cara em protestos, e, tudo isso, pelo simples prazer de lecionar. São vocês que nos educam, nos preparam. Levam o nosso iphone 4s, branco, novinho para a quarentena porque assim aprendermos a seguir as regras. Nos respeitam, nos oferecem toda a sua sabedoria sem nunca serem egoístas. Nos tratam como amigos e até como seus próprios filhos. Só querem o nosso bem, mesmo quando, injustamente, desejamos-lhes mal.

    Educar não é fácil, pelo contrário, é muito complexo. Pessoalmente, eu não consigo nem ensinar a minha mãe a usar o facebook, quem dirá uma sala com 40, 50 alunos. Mas vocês conseguem, e fazem isso com tamanha facilidade e perfeição que chaga a ser invejável. É por isso que eu, em nome de cada aluno, agradeço a cada professor desta Escola. Todos vocês terão um importante papel em nossas vidas. Agradeço por cada incentivo e por cada passeio que eu dei até a sala do João (Diretor). E agradeço, acima de tudo, por nunca desistirem de nós.

            Haysa Ângelo Peniche Nunes - T. 202 (Ensino Médio)

 
Saiba Mais:

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ
Site: www.escolapioxii.g12.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário