Lajeado - Um processo de diálogo para resolução de problemas, promovendo o autoconhecimento e abordando os valores. Este é o objetivo do Círculo de Construção de Paz, coordenado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Madre Bárbara.
O projeto busca trabalhar valores e diretrizes, antes de falar sobre os conflitos dentro da sala de aula. Na dinâmica do Círculo, o aluno precisa aprender a esperar sua vez para se pronunciar no grupo, escutar o outro sem interferir e ter uma linguagem respeitosa. No processo, todos os participantes têm voz e dons para a resolução de conflitos em forma de diálogo.
A orientadora educacional responsável pela criação do Círculo, Ana Célia Thomas, sugeriu a atividade devido ao curso de Iniciação em Justiça Restaurativa, ministrado pela Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul – AJURIS, que participou no fim de 2012. “Sempre tive interesse neste modo de resolução de conflitos.”
O projeto busca trabalhar valores e diretrizes, antes de falar sobre os conflitos dentro da sala de aula. Na dinâmica do Círculo, o aluno precisa aprender a esperar sua vez para se pronunciar no grupo, escutar o outro sem interferir e ter uma linguagem respeitosa. No processo, todos os participantes têm voz e dons para a resolução de conflitos em forma de diálogo.
A orientadora educacional responsável pela criação do Círculo, Ana Célia Thomas, sugeriu a atividade devido ao curso de Iniciação em Justiça Restaurativa, ministrado pela Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul – AJURIS, que participou no fim de 2012. “Sempre tive interesse neste modo de resolução de conflitos.”
Com a turma 71 foi trabalhada a elaboração de acordos, onde cada aluno elaborou um acordo para a realização do Círculo de Construção da Paz e todos concordaram em cumprir todos os acordos elencados pelo grupo, entre eles as situações de autoconhecimento e a exploração do problema da turma.
As expectativas das orientadoras Ana Célia e Odete Spessatto são que os alunos assumam a responsabilidade para melhorar o problema abordado pela turma. “As dinâmicas foram realizadas através de questionamentos para cada membro do Círculo, e só respondia o aluno que estava com a posse do objeto da palavra, que era representado por uma pedra, depois só retornava aquele que quisesse complementar algo”, diz Ana.
A turma 71 terá continuidade do projeto em outubro, e outras turmas serão contempladas com o Círculo.
Saiba Mais:
Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS
Site: www.madrebarbara.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário