quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Alunos do Colégio Madre Bárbara visitam a APAE

Lajeado – A manhã desta terça-feira (24) não será esquecida facilmente pelos alunos do Colégio Madre Bárbara (CMB). Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da escola estiveram visitando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para conhecer os alunos e o trabalho realizado na instituição.

A professora responsável pela turma, Juciane Sehn, conta que a visita a APAE está integrada no Projeto Diversidade que está sendo desenvolvido desde o início do ano e busca ampliar as ideias das diferenças para que os alunos passem a olhar “o diferente” de uma forma natural. “Queremos quebrar preconceitos e paradigmas, fazendo com que se desenvolvam e cresçam vendo isso como algo natural na sociedade.” Juciane ainda destaca que todos são diferentes e os alunos precisam saber que cada um tem suas limitações. 

A coordenadora clínica e pedagógica Ana Paula Müller salienta que é importante a visita de escolas para que possa ser plantada a semente do respeito e diversidade em cada criança ou jovem. Conforme Ana, é interessante mostrar aos alunos a consciência do diferente e o respeito ao próximo. “O outro pode ser diferente, mas têm desejos, expectativas, brinca, ouve música e se diverte.” Nas visitas, a coordenadora busca mostrar o quanto os alunos visitantes são perfeitos em relação à saúde física e psíquica, e o quanto eles podem usar isso para fazer bem. “Às vezes as crianças reclamam de coisas e estão descontentes e quando vão a APAE olham nossos alunos felizes, se divertindo e desenvolvendo atividades que muitos não fazem no dia-a- dia, mesmo com todas as dificuldades e particularidades.” 

O aluno do CMB, Felipe da Silveira (10) adorou o passeio e conta que aprendeu muito sobre as crianças com deficiência. Para ele, foi importante saber que pode ajudar e que eles são diferentes, mas no interior são iguais, além de muito simpáticos. “Aprendi que precisamos respeitá-los e ajudá-los sempre.”

O colega Antônio Gemelli (11) aprendeu que os alunos da APAE não são diferentes. “Tem coisa que a gente não consegue fazer e que eles fazem bem melhor.” Gemelli encontrou na APAE parceiros de time de futebol e afirma que eles sabem conversar muito bem. “Não podemos julgar o livro pela capa.”


 
 
 
 
 


Renata Leal

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário