segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Escola Pio XII promoveu Circuito da primavera

A Escola Pio XII realizou o Circuito da Primavera – Ideias de Sustentabilidade - do Maternal ao 1° AE, com o objetivo de estimular a reflexão e a mudança de atitude em relação aos recursos naturais do nosso Planeta. Neste sentido, também situa-se a dimensão da Criação, que faz um apelo e convite, como criaturas diante do Criador, a participar de sua própria vocação e projeto de Criar: gerar, promover, proteger e defender a vida, em vista do Bem Comum.

Na abertura, o Serviço de Pastoral Escolar acolheu os alunos e suas famílias com boas vindas e oração: Bom dia – “Bom Dia, Deus”, que assumiu três intenções principais: o Projeto de Deus é a Vida, os parâmetros da existência que precisam ser fixados onde a família e a escola assumem um papel primordial na educação e a convivência integrada com o ambiente e a sustentabilidade. A cada intensão, seguiu-se de gestos: “Bom Dia, Vida”, mãos estendidas; “Bom Dia, Família-Escola”, e, de mãos dadas, “Bom Dia à sustentabilidade”. Após, seguiu-se a organização dos grupos para a realização das oficinas temáticas.

As oficinas foram organizadas em cores e temas específicos: pintura, boneco ecológico, separando e classificando, utilidades domésticas, reaproveitando alimentos e plantando uma ideia. Os cartões coloridos, entregues na chegada, determinaram a participação dos pais, alunos e familiares, revezando-se em duas oficinas.

As oficinas propiciaram que professoras, pais/familiares e as crianças trabalhassem juntos, promovendo uma valiosa experiência de interação, descobertas, aprendizagens e partilha numa bonita, alegre e necessária participação nos saberes e fazeres, coletivamente construídos.

No encerramento, o agradecimento da Coordenação, a música “Tempo de ser feliz”, com frases apresentadas por alunos de cada oficina, construindo um painel sobre o Planeta e a Oração do Pai Nosso e com as bênçãos de Bárbara, finalizou o encontro.

Parabéns a todos que participaram, especialmente pelo trabalho das professoras e equipe pedagógica.
 
 
 


Solange Nogueira
Serviço de Pastoral Escolar

Saiba Mais

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ
Site: www.escolapioxii.g12.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário