sexta-feira, 4 de maio de 2012

Entidades recebem cartilha do I Seminário sobre Tráfico de Pessoas no RS

Na segunda-feira, dia 30 de abril, a  cartilha sobre o I Seminário Estadual sobre o Tráfico de Seres Humanos no Rio Grande do Sul foi apresentada às entidades apoiadoras do evento, realizado em novembro de 2011. A reunião aconteceu na sede da Sociedade Educação e Caridade e foi um momento de memória e planejamento e novas ações.

Da reunião participaram integrantes da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria/ Rede Um Grito Pela Vida, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do RS, Secretaria de Segurança Pública do RS e do Fórum da Assistência Social Não Governamental. 
Irmã Eurides Alves de Oliveira, coordenadora do seminário, motivou um momento de avaliação do I Seminário que foi classificado como importante ponto de partida para o enfrentamento desta realidade, com destaque para a presença da sociedade civil e poder público debatendo o tema.

Em seguida, Irmã Eurdies Alves de Oliveira apresentou  a cartilha e a construção coletiva realizada. Destacou os registros da cartilha e as sugestões enviadas pelos participantes para desdobramento para o pós-seminário. Os participantes acordaram a criação de um grupo de trabalho (GT) sobre o tráfico humano liderado pela Secretaria de Segurança e a participação na jornada do dia 18 de maio, dia de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes que acontecerá no Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Boas Notícias – Na reunião se apresentação da cartilha, as representantes da Secretaria de Segurança, especificamente do projeto ‘RS na Paz’, Alneura Ana Provenzi e Aléxia Meurer comentaram sobre os esforços de prevenção e combate ao Tráfico de Pessoas no Rio Grande do Sul. A expectativa é de que o Estado ganhe até dois postos de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na região de fronteira. Além disso,  iniciativa do Governo do Estado deve criar um núcleo de apoio às vítimas composto por servidores de secretarias estratégicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário