domingo, 25 de abril de 2010

Encontro debate tema "Missão em rede - Gestão e Comunicação"

Com alegria e intensa participação realizou-se dias 15 e 16 de abril o Encontro de Diretoras/es, Administradores/as das Escolas, Obras Sociais, Hospitais, Pensionatos, Casas de Retiros, Provinciais e Ecônomas das Províncias da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria; tendo por local o Instituto Coração de Maris, Porto Alegre RS), por Tema – Missão em Rede // Gestão e Comunicação e por Objetivo – Reassumir e aprimorar a gestão em Rede em fidelidade à missão ICM


O Painel constou de três apresentações:

= Gestão em Bárbara e na Congregação – Irmãs Amelia Thiele e Elenar L. Berghahn;
= Rede, missão, mercado e sujeitos, C. F. – Ir. Eurides Alves de Oliveira;
= Missão, Visão e Princípios – Irmã Marlise Hendges

Outros estudos:

= Compreensão e tendências da Lei 12.101/2009 e suas implicação prática nas três áreas: Educação, Saúde, Assistência Social, outras áreas. A importância do Papel da/o Assistente Social; outros assuntos práticos de ordem administrativa.

Dentre as funções da Gestora, Bárbara, a grande Gestora da própria vida desde que recebeu a mensagem “Funda a Congregação de minha Mãe” e aos 15 anos idade, quando órfã de pai e mãe destaca-se pela liderança e administração da vida pessoal e da irmã Maria; liderança nas diferentes situações, Curso de Modista, fundação da Pensão e atividades formativas com as moças que Bárbara acolheu, realizando trabalhos de agulha, corte e costura, artesanato, a planejar e organizar a vida, dinamizar atividades e ações inerentes aos seus princípios e objetivos, especialmente o de fundar a Congregação do Sagrado Coração de Maria.



Bárbara, gestora nata, ela dá a direção aos objetivos, mediante acurada comunicação, direciona tudo para o foco específico da vida, em busca de resultados, e sempre pronta para sinalizar mudanças e inovações necessárias, visto as grandes dificuldades e perseguições à Igreja, o anticlericalismo e o laicismo da época. Bárbara desconhecia a zona de conforto, ela foi capaz de resolver os problemas, deixando de lado a emoção, usando razão e coração. E quando se obriga a migrar para o Brasil, lança um convite: “Quem quer que me siga!” e 21 companheiras a seguiram. Eis a força de uma liderança que emana firmeza, solidez, convicção, ousadia, alicerçada na confiança em Deus Trindade.

A gestão em nossos espaços de missão é assumida administrativa, financeira, pedagógica e pastoralmente. Administrativa - envolvendo as questões burocráticas e legais dos processos de encaminhamentos da vida do estabelecimento. Financeira – garantindo a permanência do que se quer realizar. Pedagógica – dizendo a respeito do ensinar e do aprender de nossa missão específica e pastoral – expressando uma cultura organizacional pelo jeito de ser, conviver, agir, de ver a si próprio e ao mundo, de tecer as relações, de experimentar e explicitar seus valores, no cotidiano dos espaços de missão.

Foram abordados alguns Empecilhos à Gestão:

Amadorismo,
Ausência de visão de futuro e estratégia de ação,
Pouca relação com a sociedade e o mercado,
Pouca ênfase em resultados,
Concentração de poder e infantilização,
Desequilíbrio entre centralização x descentralização,
Fixação em patrimônio material e investimentos desproporcionais,
Ausência de gestão de pessoas.

Características presentes na vida de Bárbara que revelam seu perfil de Gestora competente:

Consciência clara da missão e intimidade com Deus
Conhecimento (competência) e formação do caráter (formação integral)
Ética e relações fraternas
Acolhida, promoção, defesa da vida e da dignidade humana
Libertação e transformação
Firmeza e determinação
Autoridade e liderança
8. Unidade de ação e Trabalho em Rede
9. Paixão, encantamento e bem querer

Em Bárbara evidencia-se com clareza a:

Gestão do Transcendente:

“Deus pode mudar tudo e dirigir tudo como deve e como quer que seja a nossa Congregação e como, desde o início, ordenou que fosse. Eu sei tão certo como é certo que Deus existe que será assim e não de outro modo, pois foi Ele e não eu quem fundou a Congregação. Deus iniciou esta obra, Ele me ajudou a continuá-la, segundo a sua Santa Vontade”.

Gestão Relacional Interna e Externa:

“E o que peço por vós? Que vos doeis totalmente, pois nisto está a maior paz da alma”.
“Sejam humildes, afáveis, caridosas e santamente alegres”.
“Permaneça entre vós a Santíssima Trindade e toda a Corte Celestial e que vos ajudem a lutar, a sofrer e a amar até a morte!”

Externa

Todo o serviço do Colégio, cozinha, refeitório, quartos de dormir, etc., será feito pelas Irmãs do Sagrado Coração e, no estabelecimento não será admitida nenhuma só escrava ou criada livre.

Gestão Administrativa:

Bárbara, antes assumir a Escola Doméstica questiona muito o Pe Siqueira de como seriam os cuidados com a saúde, o salário mensal, individual ou grupal, se a administração seria livre ou com ingerência da Diretoria.

Gestão Pedagógica:

“Procurarão ensinar às meninas, não só os conhecimentos humanos capazes de formar uma mulher que saiba o quanto deve saber para bem dirigir e governar uma casa, senão, também, formar seu coração pelos sentimentos religiosos, honestos e humildes”.

“....devem persuadir-se de que as meninas são pérolas de subido valor, ...” “Serão instruídas na música, canto, desenho, línguas e trabalhos manuais...”


Gestão Disciplinar/Comportamental/da Boa Convivência:

“Mudar tudo de uma só vez não é possível”.
“Quanto às meninas daqui, há esperança. Não se derruba uma árvore com um só golpe”. “... eu não quero que grites com as crianças... quem as conhece sabe avaliá-las. [...] uso de paciência também com as pequenas”.

Cultivemos em nossos espaços de missão:

Credibilidade e Sinceridade;
Coerência e diálogo;
Postura ética e simplicidade;
Objetividade e transparência;
Presença no cotidiano da missão;
Domínio administrativo e disciplina;
Conhecimento e compreensão da realidade e da Instituição que somos responsáveis;
Humildade e Confiança e
Perseverança nos fins pretendidos.


Queridos/as amigos/as

Tenhamos maturidade para dizer “eu preciso de você”;
sensibilidade para dizer “eu lhe admiro, parabéns”;
capacidade para dizer “eu errei”;
ousadia para dizer “me perdoe”;
coragem de ouvir um “não, uma crítica”;
atitude de total transparência;
capacidade de ver o invisível e ouvir o inaudível;
humildade e receptividade ao planejar, acompanhar, avaliar;
bondade para irrigar a tolerância e refinar a paciência;
esperança nas buscas, nas utopias;
aprendizagem com os próprios fracassos;
alegria no anonimato;
um oásis na própria alma.
Assim, abrimos janelas para novas oportunidades
e maior conhecimento.








Abraços e muita vida.

Com carinho: Ir. Amelia Thiele
blogbeatificacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário