domingo, 25 de abril de 2010

Celebração de Entrega do Projeto Educativo

Realizou-se nestes últimos dias a entrega celebrativa do Projeto Educativo reescrito em nova edição, com a participação de todas as Obras Educativas, com valiosa contribuição para a necessária atualização, que vai abranger o período de 2009 – 2015 visto a dinamicidade das mudanças e a rapidez da evolução em geral.



Instituto São Benedito – Porto Alegre, Obra Social fundada em 1912, expressa uma dinamicidade otimista. Atende as crianças com várias oficinas: trabalhos de agulha – bordado, crochê, pintura, tricô; arte culinária: doces, salgados, bombons; esporte: dança variados ritmos; Curso de Informática, Formação espiritual, além de outros. A dedicação das Irmãs e educadoras é incansável frente a larga diversidade econômica, social, cultural e religiosa do povoado.

Veja nas fotos a seguir a magnífica interpretação do texto I Cor. “O fundamento é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre o alicerce com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, capim ou palha a obra de cada um ficará em evidência...”

Uma carta específica da fundadora Bárbara Maix dedicada aos educadores que contém forte conteúdo pedagógica, torna atual, profunda, reflexiva, avaliativa a ação que desempenhamos.



Com alegria e disposição os educadores reassumem em conjunto o Projeto Educativo reescrito e promete vida nova, dinamismo e forte conclamação para a vivência corresponsável da Obra Social: Irmãs, Educadores, alunos, pais e famílias.

Fiquemos com a máxima de Bárbara e fortaleçamos a nossa vida:

(...). Quando recebem as meninas para educar e instruir devem pensar, que são criaturas de Deus e que o mesmo Deus as entregou a seus cuidados para cultivá-las e conduzi-las, por meio do ensino, ao conhecimento e amor de seu Criador. Devem persuadir-se de que são outras tantas pérolas de tão subido valor (...). Nos pensionatos se dará às meninas almoço, janta, merenda e ceia, procurando que a comida seja sadia e proporcionada à delicadeza das meninas e que tudo quanto pertence à mesa seja muito limpo e asseado, que as meninas nada tenham a estranhar ou notar, senão a admirar e aprender. (...) Nunca as Madres abrirão ou receberão asilo algum sem que a casa esteja pronta e seja capaz de receber e acomodar o número de meninas que lhes querem dar. “Como, também, toda a mobília e demais cousas necessárias para a casa e as meninas.”



Ir. Amélia Thiele
blogbeatificacao@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário