quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Irmã Beloni Luiza Monfardini: Partilhas de uma Irmã Missionária

O Blog da Província de Santa Maria tem a alegria de acolher a partilha de vida de nossa Ir. Beloni que esteve entre 02 de junho a 16 de novembro, junto às Comunidades presentes no Haiti. Confira o escrito e algumas fotos:


PRECISEI VIVER ATÉ AQUI PARA VER O HAITI...
E UM SONHO BOM PODE ACONTECER...



Sonho é sonho... Enfim tornou-se realidade. Depois de longos anos este sonho que foi repetido muitas vezes na canção: “Um sonho bom vai acontecer...” Aconteceu! É verdade!

Pisei as terras e mares do Haiti. Desci penhascos, subi montanhas, atravessei rios e florestas... Andei por trilhas e vi casebres, choupanas pelo meio do mato. Vi muita gente e muita criançada... vivendo na extrema pobreza e misérias da vida... andando por caminhos erantes que só Bondye (Deus) conhece.

O ser humano não precisa viver assim nesta terra de Deus, onde existe tanta riqueza e tantos bens a ser partilhado... Então vamos nós, dar da nossa pobreza e repartir um pouquinho dos nossos dons e qualidades. Nesta terra o pouquinho sempre é muito e vale ouro: “Dar do pouco que se tem ao que tem menos ainda...” É uma questão de doação, amor e isto faz a diferença.  Esta diferença é um apelo vocacional: Você que está lendo não gostaria de ajudar fazer esta diferença?  O estar com os olhos fixos em Jesus” (Hb 12, 2), Ele convida “Vinde e vede”, os discípulos foram, viram “onde morava e permaneceram com Ele” (Jo 1, 35-39). Seguir Jesus, as suas pegadas, é estabelecer uma relação de pertença e comunhão. É ver “Onde moras” (Jo 1, 39), ficar em sua companhia e dar-se as mãos...”Venha,  e você verá” (Jo 1, 46). Vale a pena viver e experienciar essa realidade. Venha sem medo de ser feliz.

Esta terra, neste País é o lugar de Deus que convida a discernir e a construir com Maria e Bárbara uma vida nova. É fazer uma caminhada diferente como fez Maria ao visitar sua prima Isabel. É a viagem do desinstalar-se que Bárbara fez em acertar “a busca da Vontade de Deus em outras terras”.

É subindo as montanhas, descendo os penhascos e vales que ali estão as preferidos de Jesus: os pobres mais pobres, os necessitados, os lascados, os sem vez e voz... Este é o lugar da esperança, do deixar transformar, do apaixonar, do encontro com Bondye...

Para quem tem fé e amor no coração esta realidade é bonita de se viver e partilhar, pois a “Missão é grande...” e somos “Missionárias da esperança”.  Nas comunidades do interior, nos grupos de TKL (CEBs), na Escola Bíblica Bárbara Maix que entusiasmo, que vibração no estudo da Pawòl Bondye (Palavra de Deus)... É um povo humilde, acolhedor e bom, são amigos e gostam das Irmãs da Kominote (Comunidade) Bárbara Maix – ICM.

Eu neste momento aqui sou protagonista, mas já deu para sentir a alegria de viver, a simplicidade, “o trato fino”, são vistos e acolhidos por todos, grandes e pequenos. O saber inculturar-se, o respeito pela religiosidade, pela cultura e pela história de um povo faz a diferença. E isto é a grandiosidade de quem tem coração dócil e amável, que sente e compartilha com a vida do povo...

Louvo a Deus por este tempo especial de graça, de experiências vividas, de um novo aprendizado na caminhada de fé. Pois favoreceu novos relacionamentos na vida da Comunidade, de partilha, de amizades e entre-ajuda com esse jeito de viver pude ser mais eu e mais feliz.

Agradeço a confiança e a chance que a Congregação, a Província e a Comunidade me oportunizou, este estágio, e foi mais que uma faculdade. Muito obrigada! Deus lhes pague!

E a Comunidade que me acolheu com carinho e amizade. Foi bom demais! Ótimo! Por tudo isso e muito mais: MESI ANPIL, MÈSI!  SE POU BONDYE BENI NOU (que Deus abençoe vocês) e as recompense pelo bem que realizam nesta terra do Haiti. Amém!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Irmã Beloni Luiza Monfardini – ICM
Jeremi – Haiti


Província de Santa Maria sob a Proteção do Espírito Santo
Rio Grande do Sul
Países: Venezuela, Bolívia, Argentina e Haiti
Blog: http://icmprovinciasantamaria.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário