sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Colégio Glória (Porto Alegre/RS) realizou Projeto Quinta da Estância 2011

Atividades estruturadas e bem planejadas desenvolvidas na escola moderna se mostram cada vez mais atuais, e perduram ao longo do tempo. Nessa trajetória o colégio Glória tem oportunizado aos estudantes vivenciar novas realidades e formas diferentes de abordar temas comuns. 
Neste contexto, novamente, os alunos das sétimas séries do ensino fundamental, realizaram no dia 09 de novembro de 2011, uma saída de estudos à Quinta da Estância Grande, em Viamão, RS. Nesse projeto, foram desenvolvidas atividades de anatomia, sob a orientação de um profissional veterinário que, através de diálogo com os educandos, complementou os temas abordados na sala de aula, propiciando a ampliação dos conhecimentos e desenvolvendo nos alunos a capacidade de enfrentar novas situações a partir de conhecimentos já adquiridos. 
 
Como temática ambiental foram trabalhados o reconhecimento de alguns animais peçonhentos, a diferença entre aqueles considerados venenosos, além da compreensão da necessidade de preservação de todos os seres vivos que compõe o ecossistema. Como temática aplicada à saúde foram apresentados aspectos preventivos em relação à possibilidade de acidentes com estes animais. Esta saída de estudos permitiu que a abordagem de novos temas pudesse ser vivenciada através de situações-problema. Foi o que ocorreu no Jardim dos Sentidos, onde os alunos tiveram a oportunidade de experimentar diferentes sensações a partir dos seus sentidos em uma atividade prática com diferentes estímulos e posteriormente complementadas por explicações apresentadas por um biólogo. 
 
Segundo profissionais que trabalham na Quinta da Estância Grande, os questionamentos realizados pelos alunos do colégio Glória durantes as palestras e atividades práticas foram extremamente pertinentes e atuais, demonstrando que os estudos realizados nessa escola são voltados à formação integral do aluno. Enfim, pode-se concluir que atividades desta natureza têm demonstrado ser muito efetivas no desenvolvimento de habilidades e competências, complementando o trabalho realizado durante o ano letivo.

Prof. Edson H. L.Pereira
 
Colégio Glória
Porto Alegre - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário