quarta-feira, 6 de julho de 2011

RJ: Escola Pio XII realiza peregrinação "Pelos caminhos de Deus, nos caminhos de Bárbara, nossos caminhos..."

A Escola Pio XII  (RJ) realizou sua peregrinação anual com o tema: Pelos caminhos de Deus, nos caminhos de Bárbara, nossos caminhos...
 
 
No sábado, dia 18 de junho, a Comunidade Educativa PIO XII (irmãs, diretores, professores, alunos, ex-alunos, funcionários, vizinhos ) participou da V Peregrinação. A caminhada teve início na Praça XV,  na cidade do Rio de Janeiro, onde aconteceu a dinâmica de acolhida e, em seguida, as professoras Conceição Verli e Kátia Moreno fizeram memória,  trazendo ao grupo um resumo da vida e chegada de Bárbara Maix e suas companheiras ao Brasil. A coordenadora do SPE, professora Solange Maria Nogueira, concluiu aquela parte reafirmando as atitudes de Bárbara diante das dificuldades: descobrir, acolher e agir.

 
Os peregrinos voltaram ao ônibus rumo à cidade de Petrópolis. Quanto teria sido difícil a viagem interminável e cansativa de Bárbara àquela cidade naqueles tempos de tantas dificuldades nas estradas! Já em Petrólopis, o grupo conheceu o guia que foi fazendo os comentários históricos, especialmente sobre a Família Imperial e a Catedral de São Pedro de Alcântara. No jardim do Museu Imperial, as professoras de História, o professor João Carlos e a Irmã Expedita enriqueceram com mais detalhes e informações sobre a vida da fundadora, inclusive sobre suas conversas com D. Pedro II, sua ajuda e a certeza de que a História caminhou de mãos dadas com a fé.
Os peregrinos almoçaram em paz e com alegria. Depois do almoço, vimos a Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo e lembramos da preocupação de Madre Bárbara em pedir que verificassem bem as condições daquele local porque seria mais uma casa de trabalho. Dirigimo-nos, então, para a ASCB (Associação dos Servidores Civís do Brasil) e, na acolhedora capela, os peregrinos refletiram, cantaram, rezaram, se abraçaram.

Voltamos para casa fortalecidos e certos de que a Congregação do Imaculado Coração de Maria existe porque é de fato uma obra de Deus e porque a perseverança foi e é uma importante marca desse grupo.

 
 
Profª.  Regina Celi B. Ramos

Saiba Mais:

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ
Site: http://www.escolapioxii.g12.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário