domingo, 28 de março de 2010

Papa Bento XVI autoriza decreto que torna beatificação da Venerável Bárbara Maix mais próxima



“Sê Bendito Deus amado:
Novo Brilho na Igreja Surgiu!
Tua Serva, BEM-AVENTURADA,
Vinha fértil, bons frutos nos fez.
Caridade e viva fé, confiança e compaixão,
Aprendestes aos pés da pés da cruz!
Com Maria, disponíveis,
Ao projeto do seu Filho,
Seguiremos sem temor”

[Hino de beatificação de Bárbara Maix]

O processo de beatificação de Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, obteve neste sábado (27) significativo avanço. O Papa Bento XVI autotizou a publicação do decreto que aproxima ainda mais a finalização da etapa de beatificação da fundadora.

A ação aconteceu após audiência privada realizada entre o Santo Padre e o Prefeito da Congregação da Causa dos Santos, Dom Angelo Amato. O Papa autorizou a publicação do Decreto do milagre atribuído a intercessão da fundadora, que a tornará Bem-Aventurada, encerrando assim, esta etapa dentro do processo que pede sua canonização. Além de Bárbara Maix, também foi autorizado a publicação de decretos de 15 servos de Deus.

Para que esta etapa fosse vencida, um longo caminho foi percorrido: Em 1993 foi realizada em Porto Alegre (RS) a Sessão de Abertura do Processo Diocesano sobre a Vida, Virtudes e Fama de Santidade de Madre Bárbara, sendo que em 17 de março de 1997 o processo foi aberto na Congregação das Causas dos Santos, em Roma. Em 2007, o Congresso dos Teólogos do Vaticano foram unânimes com voto positivo à Heroicidade das Virtudes e a Fama de Santidade da Serva de Deus. Em 03 de julho de 2008, o Papa Bento XVI autorizou a publicação do Decreto referente às virtudes heróicas da Serva de Deus, Bárbara Maix, que, a partir dessa data, passou a ser Venerável na Igreja. Já no dia 22 de abril de 2009, o Congresso dos Teólogos reconheceu por unanimidade, ser MILAGRE a cura de Onorino Ecker, obtida pela intercessão da Venerável Serva de Deus, Bárbara Maix.

Segundo Irmã Marlise Handges, Diretora Geral da Congregação, a beatificação da fundadora oportuniza a ampla divulgação do legado por ela deixado: “Será um revigoramento para toda a Congregação, levando-nos a buscar na fonte original a força dinamizadora para darmos continuidade a esta obra que, conforme Bárbara afirmou, é de Deus. À medida que a Congregação foi conhecendo mais a vida da Fundadora, sua missão, seus escritos, foi percebendo que não poderia reter esta riqueza de vida apenas para si. Era preciso que o seu exemplo fosse divulgado, para que outras pessoas pudessem se inspirar e perceber que a doação da vida, apesar dos sofrimentos, vale a pena e que leva à verdadeira realização”, afirmou.

Já para Irmã Gentila Richetti, postuladora do processo, “A Beatificação é uma confirmação pública da vida e da obra de santidade de um membro da Igreja. Madre Bárbara Maix será apresentada como quem viveu intimamente unida a Cristo e amou os irmãos e irmãs como Ele. Sua vida e sua obra dão testemunho deste amor. Bárbara desperta em nós a consciência e a alegria de sermos filhos e filhas de Deus, amados ao infinito!” exclamou a religiosa em entrevista ao blog pró-beatificação.

Toda a família congregacional aguarda apenas a confirmação da data em que será celebrada o expressivo acontecimento, que já tem mês certo para acontecer: novembro. A definição será feita com o Papa e a Congregação das Causas dos Santos.

Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com
Receba nosso boletim de notícias. Envie seu e-mail para blogbeatificacao@gmail.com


Um comentário:

  1. LOUVADOS SEJAM OS CORAÇÕES DE JESUS E MARIA!
    O APOSTOLADO DO ORATÓRIO AQUI EM BARBALHA, INTERIOR DO CEARA, SE ALEGRA COM A BETIFICAÇÃO DE MADRE BARBARÁ. POIS TIVEMOS A ALEGRIA DE TRABALHAR DIVULGANDO-A NA PAROQUIA.
    EU LOUVO A DEUS PELA GRAÇA ALCANÇADA, E REZO A MADRE POR TODOS OS QUE ACESSAM O BLOG EM PROL DE SUA BEATIFICAÇÃO.
    A JESUS POR MARIA
    FRANCISCO WAGENER SILVA LIMA

    ResponderExcluir