sexta-feira, 5 de março de 2010

OLHAR DO CORAÇÃO - Congregação lança Projeto Educativo

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria
lança seu Projeto Educativo 2010-2015 no ano de beatificação da fundadora


No dia 24 de fevereiro, o Colégio Mãe de Deus (Porto Alegre – RS) sediou o lançamento do Projeto Educativo ICM – 2010/2015, acolhendo o Colégio Nossa Senhora da Glória e o Colégio Stella Maris. O encontro foi enriquecido com a assessoria da Dra. Elvira Lima, que tratou do ensino-aprendizagem pela ótica da neurociência. Entre muitas contribuições, ela enfatizou o papel da escola para a formação do ser humano: a instituição foi criada pela humanidade, cerca de cinco mil anos atrás, como “lugar em separado” do cotidiano, onde se poderia dispor do tempo e do ambiente apropriados para o processamento de informações que devem se tornar conhecimento através da vivência.


Junto ao conhecimento trabalhado pela palestrante, ocorreu um verdadeiro irmanamento entre as comunidades educativas, na comunhão dos mesmos ideais e da mesma fé. Ao longo daquele dia, habitou-se a mesma casa e confirmou-se nossa identidade fraterna. O ambiente apresentava uma simbologia acolhedora e comprometedora: uma tenda estava à vista de todos e, em seu interior, habitava a Palavra de Deus. Aberta ao mundo, a Palavra era iluminada por sete luzes, remetendo à nossa condição de criação amada pelo Pai. Estas luzes foram acesas, no início do encontro por representantes das três escolas, simbolizadas por suas respectivas bandeiras, junto à tenda. Bárbara se encontrava junto à entrada, representada por um banner onde se liam as conclusões do congresso de teólogos feito em função de sua beatificação. Nos lugares onde estavam, os educadores encontraram as virtudes de Bárbara, inscritas em corações. Convidados a trazer estas virtudes até a tenda, os educadores as colocaram no chão desta, pois estes atributos são exatamente o solo no qual pisamos e semeamos, nossa base firme para concretizar a missão que assumimos. O jeito de ser que aprendemos em Bárbara Maix é desafio para todos os tempos, pois é resposta profunda à vocação humana de se tornar imagem e semelhança de Deus em Cristo, na prática do amor ao próximo.


Ao final do dia, uma celebração eucarística marcou o compromisso assumido pelas comunidades educativas. Presidida pelo Pe. Guido Kuhn, jesuíta membro da presidência nacional da ANEC, teve como evangelho o Sermão da Montanha (Mt 5, 1-16), onde o próprio Cristo expõe a ética do Reino e nosso papel diante disso. A leitura de I Cor 3, 10-16 nos lembrou que a obra de Bárbara, traduzida em nosso Projeto Pedagógico, está alicerçada no Cristo e que toda construção que fizermos jamais mudará o alicerce. Já a leitura de uma compilação de cartas da fundadora possibilitou que Bárbara nos falasse hoje. Em suas palavras ecoa pelo tempo a com-vocação para continuarmos a caminhada como educadores marcados pelo Cristo.


No momento da homilia, a Ir. Amélia Thiele apresentou o Projeto Educativo ICM a todos os educadores e, na Ação de Graças os entregou a cada um dos presentes. Para nós, continuadores do sonho e do projeto de Bárbara Maix, isso significa um grande desafio, pois a verdade da fundadora encontra seu espelho em tudo que assumimos e fazemos como educadores e educadoras do Imaculado Coração de Maria. Por isso, este foi o dia em que Bárbara nos convidou a entrar em sua casa novamente, nos ofertando a chave desta morada pelas mãos das mulheres que consagraram suas vidas a este carisma. O acesso para a habitação com Bárbara é o próprio Projeto Educativo. Com ele, entraremos nesta morada e, de dentro dela, olharemos o mundo, ao abrirmos suas janelas. Bárbara mora no Coração de Maria e nosso olhar, de hoje em diante, é um olhar do coração.


A celebração e a grande jornada daquele dia foi concluída com a bênção da fundadora, proferida por todas as irmãs presentes sobre os educadores leigos, parceiros na caminhada.









Prof. Me. Renato Ferreira Machado
Serviço de Pastoral Escolar
Colégio Mãe de Deus

blogbeatificacao@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário