domingo, 28 de março de 2010

Equipes Pró-beatificação reunem-se em Porto Alegre

Com vistas a finalização da etapa da beatificação no processo que pede a canonização da Venerável Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, as equipes Pró-Beatificação, reuniram-se nos dias 20 e 21 de março no colégio Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS) para socialização de estudos realizado com as equipes e também para planejar a grande festa que acontecerá em novembro de 2010.


O encontro reuniu mais de 120 integrantes das equipes de Acolhida, Hospedagem, Ornamentação, Saúde, Divulgação e comunicação, Simbologia, Filmagem e documentação, Locutores e locutoras, Artístico-cultural, Confecção de estolas, Liturgia e hino/cantos, Estrutura e apoio logístico e, por fim, Finanças.

Desde novembro de 2009, cada equipe recebeu matéria que trata sobre a vida e os escritos da fundadora para produção de uma síntese que, nos dias mencionados, foi apresentado aos demais grupos.


Irmã Marlise Handges, diretora geral da congregação, acolheu as 15 equipes fazendo um histórico de todo o processo de beatificação. Ela lembrou que a processo iniciou em 1993 e que, agora, encaminha-se para finalização: “Como grupo é a primeira vez que nos reunimos. É muito gratificante ver esse grande número de pessoas dedicando parte do seu tempo a esta Causa que, com certeza, trará muitos benefícios para a Sociedade, a Igreja e a Congregação e para cada um e cada uma de nós (...)Queremos dizer que todos e todas vocês são muito importantes neste processo. Sem a colaboração de vocês não seria possível preparar a Beatificação à altura do merecimento de Bárbara que é a estrela de primeira grandeza nesta festa”, destaca.


No primeiro dia de encontro, sábado (20) momento orativo realizado pela equipe Hino/Cantos abriu os trabalhos. Em seguida, cada equipe apresentou a síntese de seus estudos para os demais grupos, lançando o olhar das ações de Bárbara Maix em gestos de acolhida, comunicação, cuidados de hospedagem e saúde, organização financeira dentre outros.


O segundo dia iniciou com a celebração da Santa Missa. O restante do dia foi destinado para reuniões específicas. Cada grupo identificou os avanços já implementados e levantou questões pendentes que foram encaminhadas à coordenação geral.

“Não estamos aqui para planejar apenas o evento da beatificação. Todos e todas que estão aqui estudaram a vida da fundadora, elaboraram um síntese e apresentaram ao grande grupo e isso é importante. Diante de toda análise das ações de Bárbara Maix é que entendemos o por que de celebrar a beatificação”, destaca Ir. Roselei Bertoldo, da Província de Teresina.

Ao final do encontro, Irmã Marlise fez um balanço dos dois dias de estudos realizados e das questões levantadas. Utilizando-se dos escritos da fundadora, a Diregtora Geral fez os agradecimentos, lembrando do compromisso assumido com a mística de Bárbara Maix: “Bárbara, além de ser sempre muito agradecida, foi pessoa corajosa, firme e determinada, porém nunca prescindiu do auxílio de outras pessoas para levar em frente a obra e fundar a congregação. Foi construindo seu projeto contando sempre com a graça de Deus, acima de tudo, e com a ajuda de pessoas que comungavam do mesmo ideal. Nós Irmãs da Congregação, a exemplo de Bárbara, desejamos que a sua Mística seja cada vez mais divulgada, a fim de que leigos e leigas como vocês, possam assumí-la em sua vida e ser, junto conosco, continuadores desta Obra que é de Deus”, finaliza.



Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário