segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Colégio Madre Bárbara: Projeto incentiva a leitura e oratória em público

 Desenvolver a leitura, a criatividade e a oratória. Este tem sido o projeto Ficha da Leitura, das turmas 12 e 13 dos 1ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio Madre Bárbara, que está estimulando os alunos a contarem histórias, frente à turma, desenvolvendo apresentações inovadoras da maneira que escolherem.

A professora da turma 12, Luciane Abreu, conta que os alunos aceitaram o desafio e mesmo aqueles que são mais tímidos participaram do projeto, perdendo o medo de falar em público. De acordo com a professora, o trabalho teve início com rodas de leitura, rimas e jogos de adivinhação, sendo atividades que os pequenos gostam de realizar. Depois, os alunos passaram para etapa de rimas com nomes, rodas de notícias e roda de histórias, sendo contadas na época pela professora. “Esse foi um estimulo para que eles contassem histórias para os colegas e foi bem bacana para ver o quanto se empenharam junto às famílias, dedicados às histórias.”


Para a apresentação, os alunos criaram maquetes, teatros e outros tipos de atividades. “Foi bom trabalhar a desinibição, criatividade e desenvoltura quanto aos colegas, agora vou desafiá-los para que se apresentem para outras turminhas, para mostrar esse trabalho para os outros.”

A professora da turma 13, Marília Junqueira conta que os pais foram peça chave para a realização da atividade, já que ajudavam na escolha da história e da apresentação, auxiliando ainda mais os pequenos que não sabem ler. Na turma de Marília, os alunos também ousaram nas apresentações e levaram para a escola bonecos, cenários, televisão didática em maneiras diferentes para contar histórias. “Alguns já sabem ler, outros estão com a leitura de imagem, se encaminhando para alfabetização, essa apresentação é importante para a dicção e oratória.” A professora destaca que já havia trabalhado a apresentação em público, quando contam o que fizeram no fim de semana, apresentam rimas, entre outros, os ensinando a perder a timidez para o futuro. 

Aprendendo a ler

O aluno da turma 13, Leonardo Bagatini (7), apresentou a história “E o dente ainda doía, de Ana Terra, e contou com a ajuda de sua mãe para criar uma televisão didática. “Na minha história o jacaré perde o dente e ao sentir muita dor, encontra amigos que sugerem maneiras de melhorar, foi legal fazer o trabalho.”

A colega Poliana Thomas (6) apresentou o livro “O sapo e a princesa” e levou para a sala cartazes, um sapo de brinquedo e uma Barbie para interpretar a princesa. “Gostei do projeto porque ajudei meu pai a fazer o cartaz e estou aprendendo a ler, ano que vem quero estar lendo e escrevendo tudo.”

Sabendo ler, o estudante Pablo Valdes (7) disse que para não ter vergonha na hora da apresentação, leu diversas vezes a história para não errar os capítulos. “É muito bom ler, pois posso aprender novas perguntas e falas e se estou em um lugar sei ler, sem pedir mais ajuda.”

Da turma 12, Eduardo Rahmeier (7) afirma que sua mãe o ajudou a criar um belo cenário de teatro e em sua história aprendeu valores sobre a amizade. “Aprendi que quando não se tem amigos não pode se esconder, pois é preciso procurar alguém para confiar.” Novo na escola, Eduardo diz que gostou de apresentar e está adorando estudar no CMB. 

A colega Isadora Souza (7) apresentou a história “Cachinhos dourados” e usou miniaturas de brinquedos para sua apresentação. “Já sei ler e escrever aprendi bastante no colégio neste ano e com os projetos de leitura.”

O desinibido Oliver Gugel (7) conta que o projeto o inspirou. Usando fantoches para interpretar sua história, ele admite ter ficado menos tímido, mostrando seu trabalho sem errar.  “Sei ler mais ou menos, meu pai me ajudou no cenário do teatro e adaptei as partes do livro.” Gugel decorou sua historinha, mas também inventou algumas partes para descontrair. “Aprendi que nunca se deve perder a criatividade.” 

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara 
Lajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário