quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Enfrentamento ao Tráfico Humano: Rede Um Grito Pela Vida promoveu encontro nacional

Criada há mais de seis anos, a Rede Um Grito Pela Vida, da Conferência dos Religiosos do Brasil, atua no enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Neste tempo de atuação, a Rede reforçou sua atuação, ganhou adesão de novas Congregações, bem como aumentou o número de núcleos nos estados brasileiros. Para animar aos agentes que já estão na missão, bem como planejar as próximas ações, Rede Um Grito Pela Vida realizou encontro nacional entre os dias 15 e 17 de novembro, na casa de retiros Assunção, em Brasília.
O encontro nacional contou com a presença de 62 religiosas/os e teve como tema: “Enfrentar o Tráfico de Pessoas é nosso compromisso” e como objetivo, o de fortalecer a Rede; a partilha  dos trabalhos realizados pelos regionais; o lançamento do livro "Um grito pela vida"; lançar e planejar ações da Campanha "Jogue a favor da Vida" e projetar a continuidade da Rede em cada Região do Brasil.

O encontro foi enriquecido com a presença de representações internacionais de entidades  que também atuam no enfrentamento ao tráfico humano como Rede Kawsay, Rede Ramá, Rede Renate e Talitha Kum. A presença destes grupos socializou as ações em andamento na Venezuela, Colômbia, El Salvador, Argentina e Uruguai.

Também a Campanha da Fraternidade 2014 “Fraternidade e o Tráfico Humano” foi um dos assuntos de destaque no encontro nacional. Ação comum para a Igreja no Brasil no ano que vem, a CF reforçará a conscientização da população em relação às várias faces do tráfico de seres humanos: exploração sexual, adoção ilegal de crianças, trabalho escravo e venda de órgãos.

“Concluímos no domingo, dia 17 de novembro, o VI Encontro Nacional da REDE UM GRITO PELA VIDA! Foi Muito bom! Uma rica experiência de partilha, estudo reflexão, de celebração e projeção da continuidade da caminhada de luta contra o tráfico de pessoas. Obrigada a todas/os e cada um/a pela presença, participação e compromisso” disse Irmã Eurides Alves de Oliveira.

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria integra a Rede Um Grito Pela Vida desde a sua fundação e marcou presença no encontro com a presença de 8 Irmãs vindas dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Piauí e Manaus. Desde o ano de 2010, as Irmãs ICM assumiram o enfrentamento ao tráfico humano como  linha de ação comum.
 
 
 
Saiba Mais:

Rede Um Grito Pela Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário