quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Conselho Plenário reúne Irmãs em Porto Alegre

Representantes das cinco Províncias das Irmãs do Imaculado Coração de Maria estão reunidas em Porto Alegre no Conselho Plenário ICM,  que acontece entre os dias 16 e 19 de outubro, no Instituto Coração de Maria. Mais de 40 Irmãs participam do encontro que tem como tema “Vida Religiosa Consagrada profético-missionária na Defesa e Promoção da Vida”.
Participam  as Irmãs das Províncias de Santa Maria, Caxias do Sul, Porto Alegre, São Paulo e Teresina. Este grupo representa todas as comunidades ICM no Brasil, Itália, Moçambique, Paraguai, Haiti, Venezuela, Bolívia e Argentina. O estudo e a reflexão da realidade congregacional, com vista a ajuda mútua, na busca da unidade ICM é a marca deste que acontece uma vez por ano.

O primeiro dia de encontro será destinado para a socialização das realidades, avaliação das ações dos espaços, estudo e debate da reestruturação das províncias. O segundo dia será destinado ao estudo do tema do encontro. Irmã Annette Havenne, SM, será a assessora do dia.

Além disso, a programação abrirá espaços para a o estudo da reformulação das constituições, encontro por setores, planejamento das escolas, hospitais e assistência social e, ainda, o início da preparação para o XIX Capítulo Geral, com sugestões para tema e assessoria.

Na mensagem de acolhida, a Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges fez a saudação inicial a cada Irmã presente, lembrando que este evento é um encontro de família, da família ICM.

Irmã Marlise destacou que os estudo da reestruturação das Províncias é um questão de suma  importância, para que uma melhor organização auxilie a Congregação a manter o foco na meta, que é o Reino de Deus e mais próxima do pobre, sujeito da missão.

A Diretora Geral pediu às Irmãs a abertura ao Espírito Santo de Deus para que  cada ação seja direcionada para a identificação do “novo”, que permita uma transformação,  afaste a acomodação, intensifique a busca do ‘essencial’: “Fomos escolhidas para dinamizar a vida da Congregação e a circulação da Graça de Deus”, disse a Diretora Geral, acrescentando que as presentes ao encontro foram escolhidas pelas demais co-irmãs para dinamizar a vida da Congregação nas Províncias.

Irmã Marlise encerrou sua fala citando a Bem-Aventurada Bárbara Maix, fundadora da Congregação: "Deus não permitirá que sejamos iludidas em nossa confiança" (1866).

O encontro seguiu com a mística inicial. Cada Província trouxe um elemento que simboliza a missão e a inserção ICM nas comunidades. Os símbolos foram colocados junto à Palavra de Deus e a vela usada na Beatificação de Bárbara Maix.
O Conselho Plenário ICM - Conforme as constituições da Congregação, o Conselho Plenário acontece uma vez por ano, havendo necessidade, é convocado o Conselho Plenário Extraordinário. O encontro é um “órgão colegiado de estudos, reflexão, assessorias com direito a voto consultivo para ação conjunta nos assuntos mais importantes da Congregação”. Participam do Conselho Plenário, os conselhos provinciais, conselho geral da Congregação e Irmãs convidadas.

Veja mais fotos do Conselho Plenário. Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário