quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Conhecimento e criatividade são compartilhados no Mostra 2012

As dependências do Colégio Madre Bárbara se transformaram em verdadeiros laboratórios da saúde na noite da última sexta-feira (26/10). Em cada espaço, especialmente preparado para apresentar os temas dos trabalhos do Mostra Pedagógica 2012, os visitantes encontravam informações sobre diversos temas da área da Saúde e, em alguns, podiam interagir através da música, dança a prática de exercícios e degustação de frutas e sucos. Houve também sessão de cinema, quando foram exibidos os filmes de curta duração produzido pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio.
O tema Saúde foi adotado pelo Mostra 2012 inspirado na Campanha da Fraternidade deste ano cujo lema é “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Para tanto, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e Curso Normal realizaram várias atividades desde o início desse ano letivo, as quais foram apresentadas à comunidade na noite da última sexta-feira, no Mostra Pedagógica 2012. Sessões de dança foram realizadas durante toda a noite pelos alunos das turmas 71 e 72, em diferentes horários, na área coberta do colégio, através do trabalho intitulado Viva bem: Movimente-se também. No mesmo ambiente, os visitantes eram convidados a cantar, dançar e a fazer exercícios, recebendo orientações dos alunos sobre a importância das atividades para o corpo e a mente.

A diretora do Colégio Madre Bárbara, Maria Elena Jacques ressaltou: “A cada ano em que o Mostra acontece eu tenho a convicção de que o nosso jovem precisa ser desafiado, porque o potencial deles é muito grande e as habilidades que têm são incalculáveis. O tema Saúde abrangeu diversas áreas do conhecimento, mas, o mais importante foi o empenho, a dedicação dos alunos, dos professores e dos pais. A comunidade escolar do Madre Bárbara está de parabéns pelo sucesso e a excelente receptividade da comunidade da Região”.

“Que a Saúde se difunda sobre a Terra”

No Salão de Eventos as turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais levaram a comunidade para um passeio pelo túnel da Saúde, por onde recebiam dicas e orientações dos alunos. Durante o passeio, os alunos interpretavam músicas acompanhados de violão. Descendo as escadas, os visitantes recebiam um sachê de chá dos alunos. Estudos sobre o corpo, alimentação saudável, uso de medicamentos, da água, cuidados com a saúde física e mental estiveram expostos por todo o salão através de trabalhos artísticos. Para Fernanda Fernandes, mãe da aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, Vitória Fernandes Ferraz (7), a mostra de trabalhos reflete o trabalho criativo dos professores, o que envolve os alunos na realização das atividades.

“Chás: Saúde Natural”

Várias exposições e ambientes foram preparados: na Sala de Vídeo 2 as turmas 63 e 64 apresentaram o trabalho “Chás: Saúde Natural”, oferecendo diversos tipos de chás estudados pelos grupos. A professora de Ciências, Andréia Wenzel, explica que os alunos pesquisaram sobre o chá Inglês e o Oriental, as tradições em torno do chá nessas civilizações, produziram almofadas aromatizadas com chás na disciplina de Artes, sendo que inicialmente realizaram o plantio de chás em garrafas PET. “Desta forma eles aprenderam a plantar chás, inclusive onde o espaço é restrito, e a utilizar aprender a plantar chás e a utilizá-los no dia a dia”. O aluno Pedro Henrique R. Brandão, da Turma 63, mudou os hábitos alimentares em função da pesquisa: “Comecei a tomar chá depois desse trabalho. Também, me surpreendeu o fato de que em algumas regiões o modo como o chá é servido pode indicar respeito, desrespeito, etc. “, salienta Pedro.

Lanternas em busca da informação

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio organizaram um espaço repleto de informações sobre temas abordados no PesquisAção – um projeto que envolve pesquisa e ação na área proposta. O visitante recebia uma lanterna e entrava num túnel sem iluminação. A partir daí, tirava dúvidas sobre os temas expostos nesse espaço, logo que saíam do túnel.


Em outra sala, o PesquisAção apresentou revistas sobre saúde, produzidas pelos alunos. O casal Lurdes e Vitor Eckardt, que visitava o espaço elogiou os projetos: “Achei muito interessante as informações sobre Doação de Órgãos, também, os distúrbios alimentares e sobre a água”, ressaltou Lurdes.





 

Créditos:
Aline Schmidt

Saiba Mais

Colegio Madre Bárbara
Lajeado - RS
Site: www.madrebarbara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário